domingo, 17 de junho de 2018
Tarte de Amêndoa e Mirtilos - uma combinação perfeita!
Ingredientes:
Para a massa: 150 gr de manteiga sem sal, 70 gr de açúcar, 250 gr de farinha sem fermento, 2 gemas de ovo
Para o recheio: 300 gr de manteiga, 300 gr de açúcar (recomendo usar apenas 250gr), 300 gr de farinha de amêndoa, 4 ovos médios, 125 gr de mirtilos
Preparação:
Para fazer a massa, envolva a farinha com o açúcar e a manteiga até formar uma espécie de "farofa". Junte as gemas e misture, amassando com as mãos, até obter uma massa homogénea. Envolva em película aderente e deixe repousar no frigorífico por 20 minutos. Depois estique a massa com a ajuda de um rolo e forre uma tarteira, leve ao frio mais uns minutos e depois coloque papel vegetal por cima da massa e algum peso (feijões secos, por exemplo). Leve a cozer 10 minutos no forno pré-aquecido a 150º.
Para fazer o creme coloque o açúcar e manteiga numa taça e derreta-os em banho-maria. Misture bem, retire do calor e junte a farinha de amêndoa, envolva, junte os ovos ligeiramente batidos. Envolva novamente e deite o preparado por cima da massa pré-cozida. Depois acrescente os mirtilos, espalhando-os uniformemente pela superfície da tarte. Leve novamente ao forno até a tarte estar cozida. A receita indicava 20 minutos à mesma temperatura de 150º mas, no fim do tempo, estava tudo cru (o meu forno não é assim tão potente...). Acabou por ficar 40 minutos e elevei um pouco a temperatura. Recomendo que experimentem a 170º durante 30 minutos e depois vejam se está pronta, se o recheio ainda estiver líquido, deixem cozer mais um pouco.
Fonte original todos os direitos reservados a: http://paparocadeliciosa.blogspot.com