Ingredientes:
9 ovos (5 inteiros e 4 gemas)
190 gr de açúcar
150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento para bolos
Receita:
Aquecer o forno a 200º.
Colocar numa taça os 5 ovos inteiros e 4 gemas, juntamente com o açúcar. Bater com a batedeira, durante 10 minutos, no mínimo.
Envolver, nessa massa, gradualmente, a farinha (já previamente misturada com o fermento). Já todos sabem como se envolve mas, para quem chegou agora ao Blog, envolver significa que a colher de pau, vai do canto inferior esquerdo para o canto superior direito da taça, virada para baixo, e vem do canto superior direito para o canto inferior esquerdo, virada para cima e volta tudo ao princípio… Sempre levemente e, nesta massa, com movimentos suaves até que todos os ingredientes estejam envolvidos e vejam as tais bolinhas do ar.
A receita original diz para barrar uma forma de buraco com manteiga e cobrir com açúcar. Fica ótimo porque a crosta do bolo fica molhada.
Mas, na grande maioria das vezes, forro a forma com papel próprio para Pão de Ló. Compro na fantástica Casa Januário mas a maioria das casas da especialidade também vende.
Neste caso, colocam as folhas de papel na forma e, com as mãos, adaptam o papel à forma. Não se preocupem pois não vão conseguir esticar o papel todo mas aqueles bocadinhos de Pão de Ló que ficam agarrados às pregas do papel, são os melhores.
Deitar a massa na forma barrada ou por cima do papel, consoante o caso.
Reduzir a temperatura do forno para 189º/190º e colocar o bolo. Vai depender dos fornos e do tamanho da forma mas normalmente coze em 20 a 30 minutos (mas pode demorar mais tempo). Vão fazendo o teste do palito e tirem quando sentir migalhas mas não muito cozido. É extremamente importante que não deixem o bolo cozer demasiado. Se começar a queimar em cima, coloquem papel vegetal por cima da forma. Não se distraiam nesta parte do forno!
@ http://www.meiamalga.com