quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

Bolachas de Natal Pintadinhas

 


 


São muito fáceis de fazer e ficam lindas!

 

Ingredientes



330 g de farinha tipo '00' + um pouco para polvilhar a superfície de trabalho

165 g de manteiga amolecida à temperatura ambiente (ou 100 ml de óleo de girassol)

1 ovo inteiro

2 gemas

130 g de açúcar granulado

1 colher de chá de extracto de baunilha (ou 1 saqueta ou as sementes de 1 vagem)

Raspa de 1 laranja

1/2 colher de chá de canela (opcional)

1 pitada de sal



Glacé real para decorar ou cobrir os biscoitos:



Cerca de 150 g de açúcar em pó com sabor a baunilha

1 colher de chá de sumo de limão fresco

30 g de claras de ovo frescas (as claras pasteurizadas também servem)

Corante alimentar vermelho em gel ou em pó

Corante alimentar verde em gel ou em pó



Como fazer biscoitos de Natal

Primeiro, prepare a massa batendo a manteiga amolecida com uma batedeira. Adicione o açúcar, a baunilha, a raspa de laranja finamente ralada e a canela, batendo até obter uma mistura cremosa. 

De seguida, adicione os ovos de uma só vez e o sal, continuando a bater com uma vara de arames até a mistura ficar macia e homogénea. Por fim, adicione a farinha de uma só vez, misture com uma espátula e, de seguida, verta sobre uma superfície de trabalho. Compacte com uma espátula ou com as mãos, amassando ligeiramente, apenas o suficiente para formar uma bola.






Por fim, envolva a massa em película aderente e leve ao frigorífico durante pelo menos 1 hora.



Passado o tempo indicado, se a massa estiver muito dura, corte-a em cubos com uma faca e amasse-a ligeiramente à mão, sem aquecer.



Em seguida, estenda a massa numa superfície de trabalho bem enfarinhada até atingir uma espessura de 4-5 mm, certificando-se de que a massa está completamente fria e se solta da superfície.



Se a massa parecer demasiado mole ou demasiado quente, leve-a ao frigorífico, de preferência sobre uma tábua de corte.



De seguida, corte os biscoitos de Natal utilizando os cortadores que escolheu, polvilhados com farinha.

À medida que os vai fazendo, levante-os imediatamente com uma espátula para evitar deformá-los quando lhes toca com as mãos. Coloque-os num tabuleiro previamente forrado com papel vegetal, espaçando-os 4 cm entre si. De seguida, leve a assadeira ao frigorífico durante pelo menos 20 minutos.



A minha dica é colocar todas as figuras do mesmo tamanho na mesma assadeira para facilitar a cozedura. Neste caso, coloquei todos os homenzinhos numa assadeira, todos os embrulhos e árvores noutra e assim por diante.



Nesta fase, pode fazer pequenos furos na parte superior do biscoito, caso pretenda pendurá-los na árvore.



Por fim, junte os restos de massa e coloque-os no congelador durante alguns minutos ou no frigorífico durante 30 minutos antes de estender uma nova massa e cortar novos biscoitos.




Como Cozer Bolachas de Natal que Não Deformam

Antes de cozer, recomendo pré-aquecer o forno e refrigerar os biscoitos durante pelo menos 15 minutos, para garantir que mantêm o formato perfeito.



Em seguida, coza um tabuleiro de cada vez num forno convencional a 180°C (ou forno com ventilador a 160°C) durante 12 minutos para biscoitos médios a grandes. Se a assadeira contiver biscoitos mais pequenos, reduza o tempo de cozedura para 9 a 10 minutos.



Os biscoitos devem ficar com uma cor clara e definitivamente não dourados.



Por fim, retire do forno, levante-os delicadamente das formas com uma espátula e deixe-os arrefecer completamente fora do tabuleiro durante pelo menos 3 horas.



Após o tempo indicado, pode tornar os seus biscoitos de Natal simples ou simplesmente polvilhá-los com açúcar em pó; são deliciosos mesmo sem nada.



Se quiser decorá-los ou apenas cobri-los com glacé, terá de preparar a cobertura.



Primeiro, misture o açúcar com as claras em castelo e, em seguida, adicione gradualmente as gotas de limão. Deve obter uma mistura lisa, densa e sem grumos. Ao levantar a colher, esta escorrerá como uma fita, criando um efeito de "escrita".

Se a base não estiver suficientemente densa, adicione um pouco mais de açúcar em pó; se estiver muito dura, adicione uma gota de limão, até atingir a consistência desejada.



De seguida, divida a mistura em 3 partes. Lembre-se que o glacé branco deve ser sempre maior do que os outros glacés:

A minha sugestão é usar 3 sacos de pasteleiro para todas as cores que preparou. Se não tiver bicos, terá de cortar cada saco de pasteleiro no tamanho certo, com um pequeno corte. Tamanho: 1-2 mm.




Transfira as cores para os sacos de pasteleiro e ate-os com um nó para evitar que vertam. Cubra as taças com a cobertura restante com película aderente, mantendo-a em contacto com a superfície, caso contrário a cobertura secará.



Por fim, disponha-as sobre uma superfície de trabalho firme e espaçosa, colocando sempre papel vegetal por baixo para evitar sujidade.




Quando utilizar várias cores: 

Comece sempre com branco e decore todos os biscoitos com branco. Deixe secar completamente (de 30 minutos a 1 hora), depois adicione novos elementos coloridos, deixe secar novamente e, por fim, adicione a terceira cor, e assim sucessivamente! Desta forma, pode decorar vários biscoitos de uma só vez.

 

 


 

 

 https://www.tavolartegusto.it/