sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Tiborna de Bacalhau

 



Na sua origem a Tiborna é uma comida pobre e significa bem como se pode fazer uma refeição com muito pouco. Ela aparece em tempos difíceis quando era a única ceia possível. Apenas o engenho das gentes marcou a diferença ao juntarem ao pão o que tinham em casa ou na horta.

Com o tempo a Tiborna, como outros pratos tradicionais, evoluiu e hoje mantém a mesma base tradicional (pão e azeite) à qual se passou a adicionar ingredientes como bacalhau (ou outro peixe), carne, queijo ou enchidos transformando-a numa refeição completa e rica que é um verdadeiro petisco.

 

 

Ingredientes: 

 

800g de bacalhau demolhado (4 lombos)
250g de broa de milho
1 molho de grelos (700g)
4 dentes de alho
12 pés de coentros
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de Preparação:

Arranje os grelos e coza-os em água abundante, depois de cozidos escorra-os e reserve.

Comece por confitar o bacalhau. Coloque os lombos de bacalhau num tacho pequeno (com a pele voltada para cima), junte os dentes de alho laminados e cubra com azeite. Deixe-os cozinhar, em lume muito brando, entre 15 a 20 minutos.

nota: confitar é “slow cooking” por excelência, ou seja cozinhar lentamente em temperaturas abaixo dos 100ºC, tornando assim os ingredientes mais suculentos e tenros. Logo o azeite não deve ferver e a temperatura, neste caso, não deve ultrapassar os 80º

Retire o bacalhau, bem escorrido, para um prato e reserve o azeite de confitar. Rejeite qualquer pele e espinhas que o bacalhau possa ter.

Corte a broa em fatias finas e depois corte as fatias em tiras e coloque metade da broa a cobrir o fundo de um prato redondo. De seguida coloque um pouco de grelos, sobre estes uma parte do bacalhau às lascas e polvilhe com metade dos coentros picados. Repita a operação colocando outra camada de broa, grelos e bacalhau.

Finalize regando com o azeite de confitar o bacalhau e polvilhando com os restantes coentros .

A sua Tiborna de Bacalhau Confitado está pronta a ser servida de imediato!

 

@Todos os direitos reservados a: https://atravessabv.wordpress.com