terça-feira, 31 de julho de 2018

Rissóis de pescada e camarão da Avó Lurdes



Ingredientes para cerca de 50 rissóis:
2 cebolas pequenas/médias
125 gr de manteiga 
3 postas pequenas (ou lobinhos) de pescada
400 gr de camarão 60/80
Meia chávena de chá de farinha + leite qb
2 tigelas de farinha de trigo sem fermento (tipo 55)
1 tigela exatamente domesmo tamanho de água + 1 de leite
125 gr de margarina
Óleo qb + óleo para fritar
Pão ralado qb
3 ovos 
Sal e pimenta branca qb

Preparação:

RECHEIO: Coza o peixe e os camarões em água com sal. Reserve a água. Retire as espinhas e peles ao peixe, desfie tudo e descasque os camarões. Corte cada camarão ao meio no sentido do comprimento. Reserve o peixe e os camarões. Triture as cabeças dos camarões no pass vite de forma a obter todos os sucos e sabor. Reserve este suco à parte.
Coloque a manteiga numa frigideira anti aderente. Quando estiver derretida (sem deixar queimar) junte as cebolas picada muito finamente. Deixe cozinhar, mexendo com colher de pau, até a cebola estar completamente amolecida e transparente sem ganhar cor. Quando isto acontecer vá juntando, colher a colher, pequenas porções da água de cozer os camarões. Vá adicionando água e mexendo. Sempre que a água tenha evaporado, junte mais um pouco. Faça isto durante uns 4 a 5 minutos e depois junte ao preparado meia chávena de farinha disolvida num pouco de leite (deve estar numa consistência tipo papa). Continue a mexer com colher de pau. Junte mais um pouco da água da cozedura dos camarões. Neste ponto tem que ter a sensibilidade de ver que o creme não deve ficar muito líquido nem muito grosso. Deve juntar água dos camarões até obter um creme mole e pastoso. Retifique de sal e deite uma pitada de pimenta branca. Junte a este preparado o peixe desfiado. Não junte os camarões. Depois do creme estar pronto, mesmo no último momento, junte o suco das cabeças dos camarões. Reserve este creme, deixando-o arrefecer enquanto prepara a massa.

MASSA: Deite o leite, a água, a margarina e uma colher de sopa de sal grosso num tacho. Quando o líquido estiver a ferver, reduza ligeiramente o lume e deite a farinha de uma só vez. Mexa muito vigorosamente com uma colher de pau. Mexa bem até estar tudo bem misturado e a massa se descolar das paredes do tacho. Se puder fazer isto num tacho anti aderente é uma ajuda. Mas o truque é mesmo a força com que mexe a massa para misturar tudo bem e ficar sem grumos.
Depois retire do lume e coloque a massa na bancada ou em cima da tolha de estender massa. Com a massa quente amasse muito bem, dando-lhe uma "tareia". Para ficar elástica a massa tem que ser muito bem amassada ainda em quente e tem que estar gordurosa qb. Se achar necessário junte um pouco de óleo (1 a 2 colheres de sopa) à massa para ficar mais elástica. Eu e a minha avó fazemos isto quando achamos que a massa está um pouco seca seca. Amasse bem e, se detetar grumos, retire-os antes de esticar a massa. Depois vá esticando com o rolo até ficar muito fininha (eu estico até começar a ver os desenhos da toalha à transparência).
Coloque uma colher de sobremesa de recheio e meio camarão em cada rissol e feche-o calcando com os dedos, tendo o cuidado de retirar todo o ar de dentro do rissol para que não rebente ao fritar. Depois corte com um copo. Os rissóis que costumo fazer não ficam muito grandes, ficam de tamanho regular para o pequeno, daí que coloco meio camarão em cada um e assim tenho a certeza que todos têm camarão. Disponha os rissóis numa toalha de pano e vá fazendo rissóis até terminar toda a massa e recheio. 

PANADO E FRITURA: Deite o pão ralado num prato de sopa e os ovos batidos noutro. Passe cada rissol pelo ovo e depois pelo pão ralado. Uma mão só mexe no ovo e a outra só no pão ralado para que os ingredientes não fiquem misturados e empapados. Disponha cuidadosamente os rissóis em caixas e leve a congelar. Eu deixo-os congelar de um dia para o outro mantendo-os direitos e só depois, quando completamente congelados, os divido por saquinhos.
Para fritar, retire-os 15 minutos antes do congelador. Aqueça o óleo entre os 180ºC e os 190ºC e frite os rissóis cuidadosamente. O óleo não deve estar quente demais para a massa não rebentar, mas também não pode estar mais frio do que os 180ºC para não "cozer" os rissóis. Frite-os até estarem lourinhos, virando-os uma vez. Retire e escorra em papel absorvente. Estes rissóis têm a massa muito fina e são muito delicados, devem ser fritos e manipulados muito cuidadosamente. Se os servir ainda mornos, com a massa estaladiça são uma verdadeira maravilha...

Sirva como entrada ou refeição principal, acompanhados de arroz e salada. Bom apetite!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://paparocadeliciosa.blogspot.com

Chocos com tinta grelhados





Ingredientes
3 chocos grandes, inteiros
sal
3 batatas grandes, cozidas
salsa, 1 dente de alho e 150ml de azeite para servir

Confeção
Retire o "bico de papagaio" (no centro dos tentáculos é uma bolinha que faz um bico e que sai com facilidade com a mão). Tempere os chocos com sal e reserve. Coza as batatas em água com sal. Num grelhador, grelhe os chocos - cerca de 4m do lado do "osso" ou "barquinho", que vai soltar-se com a cozedura e que pode retirar quando virar o choco e mais 3m do outro lado. Numa frigideira, aqueça o azeite com o dente de alho esmagado, apenas para aromatizar o azeite. Coloque numa travessa os chocos grelhados, com as batatas em volta eo azeite por cima. Salpique com salsa picada.

Bom apetite! 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.com

Charniqueiras



Ingredientes
(faz cerca de 18 unidades)
100g farinha 400g açúcar (usei 200g de açúcar branco e 200g de açúcar mascavado)
2 ovos
50g de margarina derretida
500ml de leite


Confeção
Pré aqueça o forno a 200º.
Numa taça, misture o açúcar e a farinha. Junte os ovos e bata até obter um creme. Adicione a margarina derretida e o leite e bata novamente.
Unte as formas com manteiga e farinha e encha-as a 3/4 com a mistura. Leve ao forno por cerca de 20 minutos. Retire, deixe arrefecer um pouco, coloque em forminhas de papel e polvilhe com açúcar e canela em pó.

Bom apetite!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.com

Queijadas de leite



Ingredientes 

0,5l de leite
50g de manteiga
100g de farinha
300g de açúcar
4 ovos
manteiga e farinha q.b. para untar as formas
canela q.b. para pulvilhar

Confeção
Pré-aqueça o forno a 200º. Unte as formas com manteiga e polvilhe com farinha e coloque-as em tabuleiros com 2 dedos de água.


Bimby:
Coloque no copo o leite e a manteiga e programe 50º/3 min/vel 3. Retire e reserve. Coloque os restantes ingredientes e bata 1 min/vel 6. Programe vel 4, sem tempo e deite o leite pelo bucal, em fio.


Tradicional:
Aqueça o leite com a manteiga. Bata os os ovos com o açúcar, junte depois a farinha e, finalmente, o leite, em fio.


Deite o preparado nas formas e leve ao forno por cerca de 30 min. Retire, deixe arrefecer, desenforme ainda mornos e polvilhe com canela ou açúcar em pó, a gosto.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.com

Um Bolo delicioso, muito húmido! Veja a receita:








Ingredientes:

3 maçãs médias (cerca de 650 g)

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de canela moída



8 colheres (sopa) - 113 gr de manteiga amolecida

1 chávena de açúcar

3/4 chávena de ricotta

2 ovos grandes

1/4 colher (chá) de extracto de baunilha



1 1/2 chávena de farinha

1 1/2 colher (chá) de fermento

1/4 colher (chá) de sal



Glacê:

2/3 chávena de açúcar em pó

3 colheres (sopa) de xarope de ácer

1 chávena de cidra

1 pau de canela

1 colher (sopa) de xarope de ácer



Preparação:

Misture o açúcar com a canela. Coloque as fatias de maçã num prato e adicione a mistura anterior, envolvendo bem as fatias. Deixe macerar por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de 22 cm de diâmetro. Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Junte a ricotta e o extracto de baunilha e misture. Adicione os ovos, um de cada vez, mexendo para incorporar. Noutra tigela, junte a farinha, fermento e sal. Adicione esta mistura à massa anterior e envolva. Adicione os fatias de maçã e os sumos acumulados, misture gentilmente.

Leve ao forno até que o bolo fique dourado e um palito saia limpo do centro - cerca de 55 minutos a 1 hora.



Enquanto o bolo está no forno, misture a cidra de maçã, pau de canela e a colher de sopa de xarope de ácer numa panela. Leve ao lume médio e cozinhe até que reduza por 3/4, para obter cerca de 1/2 chávena, cerca de 20-25 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer por 20 minutos. Quando estiver frio, retire o pau de canela.

Combine a redução de cidra com as 3 colheres de xarope de ácer e o açúcar numa tigela. Mexa até que absorva todo o líquido. Reserve.

Quando o bolo estiver frio, despeje o glacê, começando pelo meio do bolo, indo até às bordas.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://canelamoida.blogs.sapo.pt


Sonhos




Ingredientes




80 g de água

80 g de leite sem lactose

30 g de margarina vaqueiro

80 g de maizena peneirada

1 colher (chá) de fermento

2 ovos

1 pitada de sal



Preparação:

Num tacho, coloque a água, leite, margarina e sal e espere que ferva. Retire do lume e deite a maizena de uma só vez, mexendo bem para que não se formem grumos. Incorpore os ovos, um a um, batendo bem entre cada adição. Numa frigideira, aqueça óleo e frite pequenas bolas de massa. Coloque em papel absorvente e passe por uma mistura de canela e açúcar.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://canelamoida.blogs.sapo.pt

Semi-Frio de Bolacha maria... fresquinho é uma delicia!








Ingredientes:

1 Embalagem de pudim de chocolate de compra (utilizei ananás pq ñ tinha de chocolate)
1 Embalagem de pudim de morango de compra
1 Embalagem de pudim de baunilha de compra
1,5 L de leite
2 Pacotes de bolacha Maria
1 Pacote pequeno de natas
1 Colher (sobremesa) de açúcar em pó
Mistura de missangas coloridas decorativas q.b. (usei amêndoa ralada)




Preparação:


Comece por fazer o pudim de chocolate com meio litro de leite e conforme as instruções da embalagem.
Deixe arrefecer e verta para uma forma de fundo amovível.
Coloque depois 1/3 das bolachas por cima, pressione-as ligeiramente para afundarem no pudim e leve ao frigorífico enquanto prepara o próximo pudim.
Faça o pudim de baunilha e repita a operação anterior, leve de novo ao frigorifico.
Faça o pudim de morango e repita toda a operação de novo.
Deixe no frigorífico por uma hora.
Por fim, bata as natas em chantilly com o açúcar em pó e barre por cima do pudim de bolacha, leve ao frigorífico por umas horas até estar bem solidificado.
No momento de servir polvilhe com as missangas e retire o aro da forma.



Fonte original todos os direitos reservados a: http://deliciasdatekinha.blogspot.com

Além deste bolo ficar bem fofinho o creme é uma delicia!...experimente a receita:




Ingredientes:


6 Ovos
250 gr de Açúcar
100 gr de Fécula de Batata (ou Farinha Maisena)
1 Colher (sopa) de Farinha
1 Colher (chá) Fermento
Sumo de Limão


Preparação:

Batem-se as claras em castelo.
Mistura-se o açúcar e a farinha, junta-se as gemas, o fermento, a fécula de batata e o sumo de limão.
Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada com farinha.


Creme:


3 Gemas
150 gr de Açúcar
3 Colheres (sopa) Farinha Maizena
1 Pacote de Açúcar Baunilhado
1/2 l de LeiteLeva-se o leite com a farinha ao lume, adiciona-se o açúcar e mexe-se bem.
Quando o creme estiver já espesso adicionam-se as gemas e o açúcar baunilhado, mexendo sempre.


Depois de o bolo estar cozido e frio, corta-se ao meio e recheia-se com o creme. Compõe-se o bolo e cobre-se com a retsante cobertura.

Por fim polvilha-se com coco ralado. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://mize-culinaria.blogspot.com

A melhor receita de Bolo de Limão... divinal!




Ingredientes:


2 ovos
110g de açúcar em pó
150g de farinha
100g de manteiga
1 c. sopa de leite
1/2 c. sobremesa de fermento em pó
raspa e sumo de um limão

Cobertura:


125g de açúcar em pó
2 c. sopa de sumo de limão






Preparação:


No copo do robot de cozinha, coloque o açúcar os ovos e a manteiga à temperatura ambiente. Bata até estar uma mistura homogénea. Junte o leite, a farinha e o fermento e envolva devagar. Por fim junte a raspa e o sumo do limão. Coloque numa forma bem untada de manteiga e polvilhada de farinha, e leve a forno pré aquecido a 190º durante cerca de 25 minutos. Já sabe que depende sempre um pouco do forno, por isso o teste do palito nunca falha! Retire do forno e deixe arrefecer sobre uma rede.

Para a cobertura, junte o açúcar com o sumo de limão e bata até obter uma mistura fluída e sem grumos. Coloque o bolo no prato de servir e cubra-o com a cobertura. Com a ajuda de uma espátula alise um pouco o glacê e deixe-o cair mas sem o cobrir completamente. Para finalizar coloque alguns raminhos de hortelã e rodelas de limão.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com

Mousse de Café - fresquinha, deliciosa, muito fácil de preparar.... Adoramos!






Ingredientes:


4 cafés espressos preparados
1 lata de leite condensado magro
2 iogurtes naturais
1 pacote de natas magras
5 folhas de gelatina
1 c. sobremesa de café moído

grãos de café para decorar



Preparação:



Comece por demolhar as folhas de gelatina em água fria, durante 5 minutos. Escorra bem.
Prepare os cafés e numa taça junte as folhas de gelatina escorridas para dissolver. Deixe arrefecer um pouco.
Bata as natas, até estarem bem firmes e depois adicione o leite condensado e os iogurtes, continuando a bater mais um pouco. Retire um pouco deste creme e reserve no frio. Junte o café com a gelatina dissolvida no creme preparado, e por fim envolva o café moído.
Coloque em copinhos ou taças a seu gosto e leve ao frigorífico para solidificar.

Depois de frio decore com o creme reservado no frio e os grãos de café.



Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com

Charlote de LImão e Chocolate





Ingredientes:



Charlote:


300g de queijo quark magro
1 pacote de natas
1 lata de leite condensado
raspa e sumo de 2 limões
10 folhas de gelatina
1 torta Dan Cake de Chocolate e Avelãs



Caramelo salgado:

200g de açúcar
150g de manteiga
1,5dl de natas
1 pitada de sal grosso


Frutos secos caramelizados:


200g de frutos secos (usei avelãs amêndoas e nozes)
50g de açúcar amarelo
1 c. de sobremesa de manteiga






Cobertura:


150g de chocolate negro
1dl de natas
morangos q.b.


Preparação:



Caramelo:



Coloque o açúcar num tacho e leve ao lume até começar a ficar dourado Rode o tacho para que ganhe cor por igual e adquira um tom douradinho. Lentamente adicione as natas Reduza o calor e junte a manteiga em pedaços e o sal. Mexa bem e deixe arrefecer.




Frutos secos caramelizados:



Leve um tacho ao lume com o açúcar e a manteiga. Deixe a manteiga derreter e adicione os frutos secos. Deixe fritar e vá mexendo para que ganhem um pouco de cor e caramelizem ligeiramente. Retire do tacho e deixe arrefecer.





Cobertura:


Parta o chocolate em pedaços e junte-o às natas. Leve a banho maria até derreter. Reserve até usar.


Creme de Limão:

Bata as natas até estarem bem firmes. Adicione o leite condensado e o queijo quark e continue a bater. Hidrate a gelatina em água fria, durante 5 minutos. Escorra-a e leve-a ao microondas com o sumo dos limões durante 40segundos. Adicione ao creme de queijo e envolva bem. Por fim envolva a raspa dos limões e envolva.


Montagem:

Forre uma forma de mola com papel vegetal e unte-a nas laterais com spray culinário. Corte a torta em fatias e coloque-as a toda a volta da forma, pressionando para colar ao spray. Encha o centro da forma com o creme de limão e leve ao frio durante cerca de duas horas.
Desenforme a charlote sobre o prato de servir. Cubra com o chocolate derretido. Finalize com os morangos partidos, os frutos secos e com o caramelo salgado.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com

Massa com Atum e Legumes - Um excelente prato de massa... saboroso e reconfortante!





INGREDIENTES (4 PESSOAS)
1 Cebola laminada
2 Cenouras raladas
1 Alho francês laminado
½ Pimento vermelho
250g de Atum em azeite
150g de Milho doce
200g de Polpa tomate
1 Colher (chá) de Orégãos
200ml de Natas
1 Punhado de Salsa
400g de Fusilli
100g de Queijo da ilha ralado
Azeite, Sal e Pimenta preta

PREPARAÇÃO

Regue o fundo de um tacho com azeite e junte a cebola, as cenouras, o alho francês e o pimento em tiras finas. Refogue em lume brando mexendo frequentemente até os legumes amaciarem. Acrescente o atum escorrido, o milho, a polpa de tomate, os orégãos, tempere com sal e pimenta moída na hora e deixe apurar em lume brando. Adicione as natas e um punhado de salsa picada e mantenha em lume brando até iniciar fervura. Entretanto, coza a massa em água com sal até estar al dente. Escorra e envolva de imediato ao preparado de atum. Transfira a mistura para uma assadeira, polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 20 minutos, até gratinar. Sirva de imediato com uma salada de folhas verdes.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://otemperodanesita.blogspot.com

segunda-feira, 30 de julho de 2018

Este bolo é uma tentação! Não leva farinha... veja a receita:





Ingredientes:

Massa:

6 Ovos
6 Colheres(sopa) de chocolate em pó (pode ser daquele de misturar com o leite)
8 Colheres (sopa) de Açúcar
1 Colher (sopa) de Fermento em Pó
2 Colheres (sopa) Manteiga ou Margarina
100 gr de Coco Ralado – (opcional)

Cobertura

500 ml de Leite
meia chávena de Açúcar
meia chávena de chocolate em pó
2 colheres de sopa de Maizena

Modo de Preparação:

Bata o açúcar com a manteiga ou margarina.
Adicione os ovos um a um.Envolva bem.
Misture o achocolatado e o fermento em pó.
Por fim,envolva o coco ralado.Misture tudo muito bem.

Unte uma forma ou um tabuleiro com manteiga e forre o fundo com papel vegetal e unte-o também.
Verta o preparado e leve ao forno a 180ºC durante 30 minutos (verifique sempre se não fica cozido demais ou pouco cozido).

Leve um tachinho ao lume, com o leite(reserve um pouco),o chocolate e adoce com o açúcar, a seu gosto.
Quando começar a ferver,regue o bolo com um pouco deste preparado,depois dissolva a Maizena no leite que reservou e leve,de novo,ao lume até engrossar (mas não muito).
Espalhe este creme por cima do bolo.


Fonte: http://www.receitasdeportugal.com


Arroz de Bacalhau com Marisco



INGREDIENTES (4 PESSOAS) 

3 Postas de Bacalhau demolhado
250g de Miolo de marisco (camarão, mexilhão, berbigão e amêijoa)
1 Cebola picada
4 Dentes de Alho picados
½ Pimento vermelho picado
400g de Tomate pelado
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
1 Cálice de Vinho do Porto
¼ Couve coração
1 Copo de Arroz agulha
Azeite, Sal e Pimenta preta
Coentros



PREPARAÇÃO


Regue o fundo de um tacho com azeite e refogue a cebola, os alhos e o pimento. Junte os tomates picados, a polpa e o vinho do porto e deixe apurar. Adicione a couve finamente laminada e espere amaciar. Deite o arroz, envolva e acrescente 3 copos de água. Tempere com sal e pimenta e cozinhe tapado em lume brando, mexendo ocasionalmente, até o arroz estar macio. A meio da cozedura, acrescente o bacalhau cortado em pequenas tranches. Nos últimos minutos, envolva o miolo de marisco e um bom punhado de coentros picados. Deixe repousar alguns instantes antes de servir.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://otemperodanesita.blogspot.com

Rissóis de atum... os melhores que já comi!





MASSA (12 RISSÓIS)


1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO 


250g de Atum em azeite
1 Cebola picada
200ml de Molho bechamel
Orégãos
Azeite, Sal e Pimenta preta

MONTAGEM 


Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA 


Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura. Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola. Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve.

RECHEIO 


Refogue a cebola num fio de azeite e junte o atum previamente escorrido e esfarelado. Envolva o molho bechamel, perfume com uma pitada de orégãos e tempere com sal e pimenta. Reserve e deixe arrefecer.

MONTAGEM 


Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol. Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde. Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.



Fonte original todos os direitos reservados a: http://otemperodanesita.blogspot.com

Rissóis de Carne - uma delicia para levar para a praia.....





MASSA (12 RISSÓIS) 


1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO 


400g de Carne de novilho picada
1 Cebola picada
2 Dentes de Alho picados
1 Colher (chá) de Farinha
50ml de Leite
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM
Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA

Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura. Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola. Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve. 


RECHEIO

Regue o fundo de um tacho com azeite e aloure a carne, mexendo frequentemente. Junte a cebola e os alhos e deixe refogar. Polvilhe com a farinha, envolva e adicione o leite e a polpa de tomate. Tempere com sal e pimenta e deixe apurar em lume brando. Retire do lume e envolva alguns raminhos de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer. 


MONTAGEM

Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol. Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde. Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://otemperodanesita.blogspot.com

Rissóis de Camarão ... a melhor receita! muito fácil....


Um clássico da cozinha portuguesa... Sendo uma presença obrigatória em eventos sociais, os rissóis são um dos salgados mais versáteis e dos mais adorados e solicitados pelos anfitriões! Hoje trago o clássico dos clássicos, o famoso rissol de camarão! Estes foram preparados com camarão fresco que enriqueceu o molho e os tornou ainda mais especiais, mas mesmo assim, fáceis e práticos de preparar! Mãos na massa pois o dia promete ficar em casa a fazer coisas boas!

Rissóis de Camarão

MASSA (12 RISSÓIS) 


1 Chávena (chá) bem cheia de Farinha
1 Chávena (chá) mal cheia de Água
1 Colher (sopa) de Manteiga
1 Vidrado de Limão (parte amarela da casca)
Sal

RECHEIO 


500g de Camarão fresco
Leite
½ Cebola picada
2 Colheres (sopa) de Polpa de tomate
1 Colher (sopa) de Farinha
1 Gema
Azeite, Sal e Pimenta preta
Salsa

MONTAGEM 


Ovo batido e Pão ralado (para passar os rissóis)


MASSA

Num tacho, coloque a água, a manteiga, o vidrado de limão e uma pitada de sal. Leve ao lume e espere iniciar fervura. Retire então a casca de limão e deite de uma só vez a farinha, mexendo de imediato e energicamente com uma colher de pau, até a mistura estar uniforme e se despegar das paredes do tacho, formando uma espécie de bola. Transfira a massa para a superfície de trabalho e deixe amornar. Trabalhe a massa com as mãos, até se apresentar lisa e elástica e forme uma bola. Reserve. 


RECHEIO

Coloque os camarões num tacho, cubra com leite e leve a lume brando até estarem cozidos. Escorra e descasque os camarões, reservando o leite da cozedura. Pique grosseiramente o miolo de camarão e reserve. Refogue a cebola num fio de azeite. Junte o camarão reservado, a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta e deixe apurar. Polvilhe com a farinha e adicione 200ml do leite reservado, em fio, mexendo em lume brando até o molho engrossar. Aproveite para acertar o sal. Retire do lume e envolva de imediato a gema e alguns raminhos de salsa picada. Reserve e deixe arrefecer. 


MONTAGEM

Estenda a massa bem fina com a ajuda de um rolo sobre a superfície de trabalho. Coloque uma colher de recheio sobre a massa e dobre-a sobre a restante massa, cortando depois com a ajuda de um copo, de modo a obter o tradicional rissol. Amasse e volte a estender a massa, repetindo a operação até esgotarem os ingredientes. Depois, passe cada rissol por ovo batido e finalmente por pão ralado. Neste ponto, pode optar por fritar os rissóis em óleo bem quente ou congelar os rissóis para consumir mais tarde. Para isso, disponha-os num tabuleiro e leve ao congelador. Depois de congelados coloque os rissóis em sacos e conserve no congelador. Na altura de consumir, frite os rissóis ainda congelados.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://otemperodanesita.blogspot.com

sexta-feira, 27 de julho de 2018

Bolo de Limão com Glacê



Ingredientes:
200gr de açúcar
200gr de farinha fina com fermento
200gr de margarina
4 ovos
1 limão



Para o glacê:

150gr de açucar em pó
1 colher (sopa) de água
1 colher (sopa) de sumo de limão


Preparação:
Bater a margarina com o açúcar, juntar os ovos um a um.
Juntar a raspa da casca do limão.
Juntar a farinha e bater bem.
Untar uma forma com margarina e polvilhar com farinha.
Deitar o preparado na forma e levar ao forno a 180ºC por 40 minutos.
Depois retire o bolo da forma e faça o glacê.
Num tachinho ponha o açúcar em pó, a colher (sopa) de água e a colher de sopa de sumo de limão.
Leve ao lume até ver que o açúcar está bem derretido.
Retire e deite o glacê sobre o bolo.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://deliciasdatekinha.blogspot.com

Frango frangó





Ingredientes:
1 frango
1 cebola
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de mostarda
1 cubo de caldo de galinha
1 limão
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.


Preparação:
Descasque a cebola e os alhos, esmague os alhos e corte a cebola ao meio.
Numa tigela, esmague bem o caldo de galinha, junte o sumo do limão e a mostarda, tempere com pouco sal e pimenta e mexa bem.
Coloque o frango num tabuleiro, barre-o por dentro e por fora com a mistura anterior. Coloque, dentro do frango, a cebola, os alhos, metade do limão espremido e o louro.
Deixe repousar 30 minutos.
Leve o frango a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante 1 hora, regando de vez em quando com o molho do tabuleiro.
Retire e sirva quente ou frio acompanhado com batatas fritas.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://deliciasdatekinha.blogspot.com

Biscoitos da avó




Ingredientes:


350gr de farinha
100gr de açúcar
1 saqueta de levedura seca (11gr)
1dl de leite
50gr de margarina
Quadradinhos de marmelada q.b.


Preparação:


Ligue o forno a 200ºC.
Numa tigela, misture a farinha com o açúcar e a levedura seca.
Abra uma cavidade ao meio e deite o leite morno e a margarina derretida.
Misture os ingredientes e amasse bem até obter uma massa lisa e homogénea que possa tender.
Divida a massa em pequenas porções e achate-as.
No centro de cada pedaço de massa coloque um quadradinho de marmelada, feche a massa e faça bolinhas.
Coloque as bolinhas de massa num tabuleiro, polvilhado com farinha, e deixe repousar tapado, durante 30 minutos.
Pincele com gema batida e leve ao forno por 20 minutos.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://deliciasdatekinha.blogspot.com

Empadas de Atum .... uma verdadeira delicia!






Preparação:

Cortar a cebola às rodelas e picar os alhos. Refogar num fio de azeite.
Juntar polpa de tomate e piri-piri. Adicionar o atum e oregãos. Cozinhar alguns minutos e deixar arrefecer.
Cortar 8 círculos de massa folhada e colocar dentro de formas de muffin untadas com manteiga. Distribuir o atum pelas formas.
Cortar 8 círculos mais pequenos e tapar o atum. Fechar as empadas e pincelar com a gema de ovo batida.
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 20 minutos.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://candyloveapa.blogspot.com

Uma receita de bacalhau que é de comer e chorar por mais....




Ingredientes:

posta de bacalhau
espinafres
batatas
broa de milho
alho em pó
azeite
sal
pimenta


Preparação: 


Cozer os espinafres em água com sal. Escorrer e temperar com pimenta
Cozer ligeiramente a posta de bacalhau e as batatas
Desfazer um pouco de broa de milho, juntar azeite e alho moído, e misturar para fazer uma pasta
Num tabuleiro refractário colocar os espinafres e o bacalhau por cima. Juntar as batatas e esmagá-las ligeiramente. Regar com azeite e colocar a pasta de broa de milho sobre o bacalhau
Levar ao forno a 180ºC até a broa estar dourada (+/- 20 minutos).


Fonte original todos os direitos reservados a: http://candyloveapa.blogspot.com

Patês de Atum e de Delícias do Mar





Patê de Atum

 
Ingredientes:
- 1 lata de atum
- maionese q.b.
- cebola picada q.b.
- oregãos q.b.

Preparação:
Colocar todos os ingredientes num copo misturador e triturar com a varinha mágica.

Patê de Delícias do Mar

 
Ingredientes:
- 4 delícias do mar
- maionese q.b.
- salsa q.b.
- alho em pó q.b.

Preparação:

Cortar as delícias do mar em pedaços pequenos. Colocar todos os ingredientes num copo misturador e triturar com a varinha mágica.


Desta vez eu não tinha ovos cozidos. Mas como opção podem adicionar um ovo cozido aos patês e triturar juntamente com os outros ingredientes.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://candyloveapa.blogspot.com

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Tarte de alho francês, cenoura, carnes frias





Ingredientes:
- 2 alhos franceses
- 3 cenouras médias
- fiambre e chourição a gosto
- queijo ralado q.b. (emental ou mozzarela ou flamengo)
- azeite, sal fino, pimenta moída
- 3 ovos
- 1 pacote de natas (20 cl)
- 2 bases de massa folhada

Em primeiro lugar lavam-se as cenouras e os alhos franceses. Cortam-se os últimos às rodelas e reserva-se. As cenouras cortam-se às lascas (usa-se o utensílio para as descascar em lascas mesmo depois de retirada a casca).

De seguida, num tacho, coloca-se o azeite e adicionam-se primeiro as rodelas de alho francês e deixa-se estufar um pouco, mexendo sempre. Passado uns minutos juntam-se as cenouras em lascas e tempera-se com sal fino e pimenta moída. Mexe-se tudo bem até estar macio e reserva-se.

Na forma de tarte colocam-se as duas bases de massa folhada (uma em cima da outra) e coloca-se metade da quantidade desejada de carnes frias cortadas já aos bocados. Depois cobre-se com o alho francês e a cenoura. De seguida-se cobre-se com o restante das carnes.

No fim, e numa taça à parte, mexem-se os ovos com as natas e junta-se o queijo ralado (opcional). Depois de homogénea, cobre-se a tarte com esta preparação.

Vai ao forno cerca de 30 minutos a 200ºC ou até ficar bem tostadinha.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pitadasecolheradas.blogspot.com

Bolo em duas camadas





Ingredientes:
Camada inferior:
250gr farinha
250gr açucar
125gr de margarina
2 colheres de sopa de leite
1 colher de chá de fermento
1 pitada de sal fino
1 ovo

Camada superior:
300gr de queijo creme Philadelphia (2 embalagens de 150gr)
1 colher de chá de extracto de baunilha
125 gr de margarina
200 gr de açúcar em pó
2 ovos
açúcar q.b. em pó para decoração

Junta-se a farinha, açúcar, fermento e sal fino e mistura-se. De seguida adiciona-se a margarina derretida, o leite e o ovo.



Mexe-se tudo muito bem e vai ficar uma espécie de uma pasta que depois vai ser colocada no fundo da forma. A forma deve ser untada com manteiga/margarina ou então forrada com papel vegetal.



Com a ajuda dos dedos pressiona-se a massa para ficar uma superfície o mais lisa possível.



Passa-se agora à segunda camada do bolo. Para isso, coloca-se numa tigela, o queijo Philadelphia, o extracto de baunilha e o ovo. Mexe-se bem com a ajuda de uma vara de arames até ficar homogéneo.



De seguida, junta-se a a margarina derretida.



Por fim adiciona-se o açúcar em pó e mistura-se bem.



No final, cobre-se a primeira camada com esta última e o bolo vai ao forno durante 40 min a 190ºC, ou até ficar bem dourado.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pitadasecolheradas.blogspot.com

  

Tarte de queijo fresco.... é divinal!






Ingredientes:
400 gr de queijo fresco ou requeijão (ou se encontrarem fromage blanc, no nosso caso é da marca danone)
3 ovos (gemas e claras separadas)
10 cl de natas
40 gr de farinha
100 gr de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
doce de morango (ou de outro tipo de fruto)
1 placa de massa quebrada

Nota: Em vez de doce de fruto da próxima vez que fizermos a tarte vamos experimentar colocar nutela ou outro tipo de chocolate como base da tarte.

Pré-aquece-se o forno a 140ºC.
Começa-se por colocar o doce de morango por cima da placa de massa quebrada que já estará na forma. Colocar no frigorífico até quase ao fim da receita.



Numa taça bate-se o açúcar e as gemas até ficar um creme homogéneo.



Adiciona-se de seguida o extracto de baunilha e as natas e mexe-se tudo muito bem.





Junta-se a farinha e combina-se tudo bem.



Entretanto adiciona-se o queijo fresco (ou fromage blanc) e incorpora-se completamente na mistura anterior.



Finalmente batem-se as claras em castelo e junta-se à massa da tarte com o cuidado suficiente que se tem de ter com as claras em castelo.



Por fim tira-se a forma do frigorífico e cobre-se o doce de morango com a massa da tarte preparada. Esta massa não é líquida, nem concentrada como a de um bolo, em vez disso é algo fofo por causa das claras em castelo, como podem ver pela foto.



Coloca-se a tarte no forno durante 40 minutos a 190ºC.
 


Fonte original todos os direitos reservados a: itadasecolheradas.blogspot.com

Bacalhau "à Gomes de Sá" com espinafres





Ingredientes: (2 pessoas)
1 posta de bacalhau (suficiente para duas pessoas)
espinafres congelados
8-10 batatas novas
3 dentes de alho
2 ovos cozidos

Primeiro cozem-se as batatas com um pouco de sal, o bacalhau e os ovos.



Depois do bacalhau cozido, desfia-se este.

Cortam-se os alhos às lâminas e numa panela com com azeite deixam-se ficar bem dourados os alhos laminados.


Quando os alhos estiverem bem dourados juntam-se as batatas cortadas aos bocados e o bacalhau cozido desfiado. Começa-se a mexer mas bem sem demasiado pois o objectivo não é ficar em papa.



Num pirex coloca-se metade do bacalhau e batatas envoltos em azeite e alho, depois adicionam-se metade dos bocados de espinafres e metade do ovo cozido cortado às rodelas.



Por fim cobre-se com a segunda metade dos ingredientes.

No final de tudo polvilha-se com salsa. E vai ao forno cerca de 15 minutos a 200ºC para ficar tudo tostado por cima.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pitadasecolheradas.blogspot.com

Tarte de Maçã Escondida






800g de maçã reineta descascada e cortada em pedaços
200g de açúcar
1 pau de canela
Sumo de limão
190g de manteiga
250g de bolacha maria picada
1 lata de leite condensado com 397g
5 gemas de ovo
250 ml de leite
Canela em pó


Preparação:

1. Numa panela coloque a maçã, o açúcar e o pau de canela.
Regue tudo com sumo de limão.
Mexa, tape e deixe cozinhar em lume brando aproximadamente 40 minutos.
Mexa de vez em quando para não agarrar no fundo.
Quando ficar um puré espesso, retire e deixe arrefecer totalmente.

2. Num tacho, leve ao lume a manteiga e deixe derreter.
Quando estiver quente, apague o lume e misture a bolacha.
Coloque a bolacha numa tarteira com 30 cm de diâmetro e fundo amovível.
Forre a tarteira com a bolacha e acalque bem para que fique uma base compacta.
Leve ao frigorífico até que fique rija.

3. Num tacho, coloque o leite condensado e as gemas.
Misture bem com uma vara de arames.
Adicione o leite e mexa.
Leve ao lume sem parar de mexer até que engrosse.
Quando engrossar e começar a borbulhar, retire e mexa mais um pouco até arrefecer ligeiramente.

4. Por cima da base de bolacha, coloque o puré de maçã e espalhe.
Com cuidado, cubra o puré de maçã com o doce de leite condensado.
Leve ao frigorífico de um dia para o outro para que a tarte fique consistente.








Fonte original todos os direitos reservados a: ALBINOMATOS

Ovos Recheados com Atum





Ingredientes:


8 ovos caseiros
1 frasco de filetes de atum em azeite
pimentos de cores em cubinhos

q.b de iogurte grego natural
1 c. de sopa de mostarda
salsa picada
sal e pimenta q.b.
sumo de 1/2 lima





Preparação:

Coza os ovos durante 10 minutos e coloque-os em água fria até arrefecerem.
Entretanto pique os pimentos e a salsa. Descasque os ovos e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Retire-lhe a gema com cuidado para manter as claras inteiras.
Escorra os filetes de atum em azeite e mistures-os às gemas. Junte os pimentos e a salsa picados, o iogurte e a mostarda e vá amassando até formar uma pasta, mais ou menos espessa. a seu gosto.
Tempere de sal e pimenta e junte o sumo de lima.
Coloque o preparado num saco de pasteleiro e recheie as claras de ovo. Decore com salsa picada e sirva acompanhado de uma salada.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com

Macarrão no Forno com Frango e Cogumelos





Ingredientes:

500g de macarrão
2 peitos de frango
200g de cogumelos frescos
pimento verde em tiras q.b.
2 dentes de alho
1/2 dl de vinho branco
2 dl de natas
folhas de manjericão a gosto
sal, pimenta de moinho e azeite q.b.
mozarella ralado q.b.



Preparação:



Ligue o forno a 200º. Coloque ao lume uma sertã com um fio de azeite e doure os peitos de frango, cortados em cubos. Tempere de sal e pimenta. Corte os cogumelos e o pimento, pique os dentes de alho e junte tudo ao frango. Deixe dourar e refresque com o vinho branco. Coza a massa até ficar al dente, com sal. Junte as natas ao frango e rectifique os temperos. Junte a massa, as folhas de manjericão e algum queijo ralado. Envolva bem e transfira para um prato de ir ao forno. Cubra com mais queijo e leve ao forno até ficar douradinha. Ao servir salpique com um fio de azeite, se gostar.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com

Empadas de galinha (Montemor-o-Novo) - as melhores empadas de Portugal!



Ingredientes (18-20 empadas):


1 frango gordo
1 cebola
2-3 dentes de alho
Farinha
1 fatia de pão alentejano
1 ovo (para pincelar)
Salsa
Sal
Pimenta preta em grão
Sálvia (facultativo)
Mangerona ou hortelã
½ linguiça (chouriço caseiro* alentejano)


Preparação:



Retire a pele e todas as gorduras ao frango e reserve-as. Parta o frango em pedaços e coza-o em água com sal, pimenta preta em grão, salsa, duas ou três folhas de sálvia, um ramito de mangerona (ou hortelã) e uma cebola.



Reserve o caldo, desfie as carnes cozidas e misture-as com salsa picada e com uma fatia de pão alentejano triturado até ficar em migalhas muito finas.



Leve as peles e gorduras ao lume de modo a extrair toda a gordura. Se o fizer no micro-ondas, o processo demora menos de cinco minutos e é muito eficaz na extracção.



Com esta gordura, ainda quente, farinha sem fermento e caldo do frango, faça uma massa tenra e deixe-a repousar. Estique um pedaço de massa e corte duas rodelas, uma do tamanho das formas e outra muito maior.



Com a maior, forre a forma, previamente untada com banha ou gordura de galinha, de modo a que fique um excesso a sobrar para fora, como uma gola. Encha a forma forrada com carne desfiada, coloque em cima uma rodela de linguiça e uma folha de mangerona ou hortelã,



deite sobre a carne uma colher de sopa de caldo (as migalhas de pão destinam-se a manter esse líquido junto da carne) e tape com a rodela de massa mais pequena. Una esta rodela com a sobra da outra maior e revire sucessivamente as duas massas de modo a fazer a costura característica.



Pincele com ovo batido e leve a cozer em forno quente (180ºC) durante cerca de 20 minutos, ajustando de modo a que fiquem uniformemente douradas.




Fonte original todos os direitos reservados a: https://outrascomidas.blogspot.com

Cozido de Verão (Alentejo)


 
 
 
Ingredientes:


Entrecosto de porco, salgado (ou outra carne com osso)
Peito ou aba de vaca (facultativo)
Chouriço de carne
Farinheira
Couve
Feijão-verde
Batata
Cenoura
Nabo
Grão-de-bico (ou Pedrosilanos)
Segurelha fresca (na sua falta, hortelã)
Sal


Preparação:


Salgue as carnes durante 48 horas e demolhe-as depois por duas horas antes de iniciar a confecção.

Este cozido faz-se todo no mesmo caldo, introduzindo os ingredientes de acordo com os seus tempos de cozedura. Comece por cozer durante quinze minutos a aba de vaca, se estiver a usar, depois por cerca de quarenta e cinco minutos as carnes de porco e o chouriço de carne, introduza então as cenouras e a segurelha por dez minutos, depois as batatas e os nabos por outros dez minutos e então as couves (usei repolho-coração), a farinheira e o grão-de-bico previamente cozido (se conseguir, use os pequenos Pedrosilanos, de sabor e textura únicos).
Por último, coza muito brevemente o feijão-verde inteiro e sirva a seu gosto*.

Nota: * Se servir com muito caldo e sobre umas fatias de pão duro, com os diversos elementos do cozido bastante desorganizados no prato, terá aquilo que é, basicamente, o cozido que se come de Verão, no Alentejo. Se for, como eu, dos que gostam dos cozidos ordenados de modo a poder comê-lo pela sua “ordem”, sirva como um cozido normal, sem grandes caldos nem pão.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://outrascomidas.blogspot.com

A receita do queijo fresco caseiro das queijarias de antigamente





Ingredientes (para 975g de queijo fresco):


3 litros de leite do dia*
60 gotas de coalho líquido (ou equivalente)
3 colheres de sopa de sal
6 colheres de sopa de leite em pó**


Preparação:


Compre leite do dia, o que pode revelar-se a maior dificuldade de todo o processo.

Usei Prado Verde, em saco de plástico, comprado num mini-mercado de comércio local, já que deixou de existir nas grandes superfícies.



Aqueça o leite até que este atinja 40ºC (se não tiver termómetro, use a mão: 40ºC é quando deixamos de achar o líquido morno e começamos a chamar-lhe quente).




Dissolva o leite em pó e o sal, adicione a quantidade de coalho indicada pelo fabricante, (se usar coalho em pó deverá dissolvê-lo primeiro num pouco de água) e mexa muito bem.
Embrulhe a panela em jornais ou cobertores, ou mantenha-a no forno entre 37 e 40ºC durante cerca de meia hora,

ao fim da qual a coalhada está pronta, isto é, o leite parece gelificado e quando se faz um corte aparece um soro amarelo esverdeado, límpido.
Corte a coalhada com uma faca, em quadriculado, de alto a baixo e deixe arrefecer por meia hora até que o soro comece a separar-se nitidamente do queijo,
altura em que pode meter os dedos na coalhada e desfazer o queijo em pedaços mais pequenos.



Pode ir passando esta mistura de queijo e soro para um passador de rede, de onde vai enchendo os cinchos que devem estar assentes numa superfície lisa, como vidro ou acetato, dentro de um tabuleiro que vá recolhendo o soro que sai em abundância.


Encha bem os cinchos, contando com o abatimento de volume devido à saída de soro. Reserve o soro.Ao fim de cerca de meia hora, deve virar os cinchos, o que, com prática, se faz muito rapidamente e sem auxiliares, mas, se não é experiente nesta operação, faça-o fazendo deslizar o cincho para cima de uma placa de vidro pequena, cubra o cincho com outra, vire, e volte a pô-lo na placa, deslizando de novo.

Assim que o queijo tenha perdido o soro suficiente para ficar firme, o que acontece em 1-2 horas, pode conservá-los assim, sem que dessorem mais, imersos no soro, no frio, até ao momento de consumo.

Aguentam-se bem por 3-5 dias no frigorífico. Se quiser por mais tempo, deve adicionar sal ao soro.


Nota: * De facto, já existe muito pouca oferta deste leite, apenas pasteurizado, só três dias de validade e que se vende em pacotes de plástico mole, como sacos. Os leites ditos do dia, mas que, como o caso do Vigor, se vende numas embalagens de cartão, altas, e com prazo de validade de mais de dez dias, já sofreram um processamento que os deixa imprestáveis para fazer queijo. Também há Prado Verde em caixas cartonadas, igualmente imprestável como o Vigor.
Além destes leites “do dia” com prazo de validade alargado, também não adianta tentar qualquer leite UHT.** A adição de leite em pó destina-se a tornar o leite “meio gordo” mais parecido com leite natural acabado de mungir. Se tiver acesso a um leite inteiro assim, claro que o leite em pó é desnecessário.

PEIXINHOS DA HORTA - Estes são uma receita da minha sogra que os faz como ninguém.




Os peixinhos da horta são daqueles petiscos fundamentais num belo dia de Verão, acompanhados por uma qualquer bebida fresquinha.Estes são uma receita da minha sogra que os faz como ninguém.


Ingredientes:
400 gr de feijão verde
125 gr de farinha com fermento
1 colher de sopa de azeite
1 dl de cerveja ou leite
2 ovos inteiros
sal e pimenta q.b.

Preparação:Aparam-se as pontas do feijão e cortam-se em pedaços de 10 cm. Lavam-se e cozem-se em água a ferver cerca de 5 minutos. Devem ficar semi-cozidos. Escorrem-se e deixam-se arrefecer.
Faz-se então o polme: deita-se a farinha numa tigela e ao centro abre-se uma cavidade na qual se deita o azeite, uma pitada de sal, pimenta, a cerveja ou leite e começa-se a mexer aos poucos do meio para as pontas.Vai-se juntando os ovos um a um e bate-se bem a massa para ligar melhor. Deixa-se repousar meia hora.
Depois envolve-se os pedaços de feijão verde na massa um a um (pode ser com a ajuda de um garfo) e fritam-se em óleo quente. Escorrem-se bem e estão prontos a servir. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://docestemperos.blogspot.com




Cheesecake de morangos em taça







Fonte original todos os direitos reservados a: http://pedradolar.blogspot.com

pudim da avó





Os ingredientes:

1 chávena de chá de açúcar
1/2 chávena de chá de água
2 latas de leite de coco equivalentes a 400ml
1 lata de leite condensado
5 ovos biológicos
1 colher de café de farinha maisena
1/2 chávena de chá de leite







A receita:

1 – Numa panela e em lume brando misturar a água e o açúcar, mexendo de vez em quando, até obter um caramelo claro.

2 – Barre uma forma de pudim com 20 cm de diâmetro com o caramelo e reserve.

3 – Bata durante 5 minutos os restantes ingredientes na batedeira ou liquidificadora e coloque na forma previamente caramelizada.

4 – Coza em banho-maria num tacho grande com água durante aproximadamente 40 minutos, ou até ao espetar um palito este sair seco. Deve-se ter o cuidado para que o pudim não ultrapasse o ponto de cozedura, o que lhe retira a textura suave e cremosa.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://pedradolar.blogspot.com

quarta-feira, 25 de julho de 2018

Cataplana de tamboril com mexilhões e camarão



Ingredientes para 4 pessoas:
800 gr de tamboril fresco cortado em pedaços/cubos
400 gr de camarão 40/60
1 kg de mexilhão fresco com casca
1,5 dl de azeite
2 cebolas grandes
4 a 5 tomates maduros, conforme o tamanho
5 dentes de alho
Sal e pimenta qb
1 ramo de salsa e coentros + coentros picados qb
Vinho branco qb (não mais de 1 dl)
1 malagueta ou 1 colher de chá de pasta de pimenta da terra (opcional)


Preparação:
Deite o azeite na cataplana, a cebola em rodelas de espessura média (não muito grossas, mas também não muito finas para que se note a cebola) e metade dos alhos laminados. Junte os tomates pelados e desfeitos em pedaços. Tempere de sal e coloque a cataplana ao lume para confecionar a cebolada em lume médio/alto. Este preparado deve ser feito antes de serem adicionados os peixes e mariscos porque estes cozinham muito rapidamente, não devendo ficar ao lume mais do que poucos minutos para não ficarem secos.
Deixe cozinhar com a cataplana fechada e verifique o estado da cebolada ao fim de 10 a 15 minutos. Se estiver a ficar seca, regue com um pouco de vinho branco e baixe o lume. Se achar que o molho está a ficar "aguado", deixe a cataplana aberta por uns minutos para que seque um pouco.
Neste momento junte um ramo de cheiro com salsa e coentros frescos. Junte um pouco de vinho branco, que não serve apenas para criar molho, mas também para dar sabor. Deixe a cebolada apurar um pouco mais e, quando a cebola estiver cozinhada, junte os pedaços do tamboril. Tempere de sal e pimenta, junte os restantes alhos laminados por cima do peixe a pimenta da terra ou uma malagueta "comum" para quem gostar. Eu não juntei muita pimenta da terra para não ficar muito forte e porque era a primeira vez que usava este ingrediente.
Deixe o peixe cozinhar 7 minutos e, ao fim desse tempo, junte os camarões e os mexilhões depois de bem lavados. Deixe cozinhar mais 3 minutos. Desligue o lume, retire o ramo de ervas frescas, polvilhe tudo com coentros picados na altura e sirva com batata cozida ou frita. Se servir com batata doce também fica delicioso!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://paparocadeliciosa.blogspot.com