segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Tarte de Natas e Bolacha sem forno

 


Ingredientes para a base 



190 gr de bolacha maria
70 gr de manteiga sem sal
Molde redondo de aro removível de 23 cm x 8 cm de altura
Papel vegetal



Ingredientes para o recheio


300 gr de bolacha maria
70 gr de açúcar
500 ml de natas bem frias
250 ml de natas à temperatura ambiente
7 folhas de gelatina ou 12 gr de gelatina em pó



Ingredientes para a cobertura



200g chocolate meio amargo

200 ml de natas

1 colher de sopa de margarina ou manteiga


Preparação da base 



Picamos as bolachas na picadora até ficarem em pó e os colocamos num recipiente grande, juntamos a manteiga derretida e misturamos até obtermos uma pasta.

Despejamos a mistura no fundo da forma previamente preparada com o fundo e as laterais forrados com papel vegetal. Faça pressão na mistura com o fundo de uma colher até obter uma base lisa e compacta. Reserve 15 minutos no frigorifico.

Coloque bolachas a gosto à volta do aro. 



Preparação do recheio 



Num recipiente grande com bastante água, coloque as folhas de gelatina para hidratar cerca de 5 a 7 minutos.

Num liquidificador colocamos as bolachas e o açúcar, aquecemos no micro-ondas ou numa panela por um minuto as natas que temos à temperatura ambiente até que estejam quentes mas sem ferver, depois despejamos sobre as bolachas, trituramos para obtermos um creme liso e macio .


Escorra levemente as folhas de gelatina já hidratadas e coloque num recipiente separado, derreta no micro-ondas em potência média por alguns segundos ou em banho-maria, assim que a gelatina derreter, despeje no creme de bolacha maria e bata até que estejam integradas. Reservamos.


Bata as natas bem frias na batedeira até ficarem bem firmes.


Misture algumas colheres de natas em chantilly com o creme de bolachas e mexa para que se integre e as temperaturas se equalizem, depois acrescentamos as restantes natas e misturamos com movimentos envolventes até obtermos um preparado homogéneo, despeje o creme de bolachas na forma e deixe no frigorífico no mínimo 4 horas.


Preparação da cobertura



Leve as natas ao lume, quando estiverem quentes junte o chocolate picado e mexa bem até derreter. Junte a manteiga e retire do lume.


Quando o creme arrefecer, misture bem e despeje sobre o creme da forma que já estará coalhado, mova a forma para que fique distribuído por toda a superfície e deixe no frigorífico algumas horas antes de desenformar. 

Decore a gosto. 

 


Bolo divinal de pêssego caramelizado.... uma perdição!

      Um bolo que é de comer e chorar por mais....   Ingredientes 8 metades de pêssegos em calda bem escorridos 4 ovos 250g de açúcar 1...