Juízo, Freguesia do Vale do Côa, Concelho de Pinhel, Distrito da Guarda, uma aldeia tipicamente beirã, onde a história permanece, e a vida se prolonga, pode encontrar as Casas do Juizo – Turismo Rural.
Uma aldeia, que nos anos de outrora foi Villa Romana, apresenta-se nos dias de hoje como um território onde o silêncio é Rei e a sua envolvência a joia da Coroa.
Na aldeia, as marcas do passado, estão bem presentes nos dias de hoje: gravações em pedra, lagares de vinho, forno comunitário, tronco, fontes, poleiros, cortelhos.
Azeite, vinho e amêndoa, o melhor da aldeia, acompanhados por um queijo/requeijão e um belo pão.
Como chegar
A aldeia do Juízo fica no concelho de Pinhel, distrito da Guarda. Do Porto (220km), a forma mais rápida de chegar ao Juízo é seguir pelo trajeto A1 – A25 – IP2. De Lisboa (370km), siga pelo trajeto A1 – A23 – IP2. Não há transportes públicos para chegar ao Juízo.
Onde ficar
Casas do Juízo, uma excelente unidade de turismo rural existente na aldeia. É uma opção perfeita tanto para um casal como para uma família; ou até para um grupo de amigos. Isto porque há oito casas recuperadas, com capacidades distintas, que dão no total para 20 adultos e 10 crianças.