sábado, 19 de dezembro de 2020

Bolo de nozes merengado com creme pasteleiro

 




Bolo

8 ovos

100 g de açúcar

100 g de miolo de nozes moído

100 g de farinha

1 colher de chá de fermento

Papel vegetal

Molho

200 g de açúcar

1 dl de água fria

50 g de manteiga

(Creme de pasteleiro)

200 g de açúcar

4 gemas

1 colher de café de aroma de baunilha

4 dl de leite

40 g de farinha

220 g de manteiga amolecida

Cobertura

4 claras

220 g de açúcar

1 pitada de sal

2 colheres de sopa de sumo de limão

(Decoração)

100 g de açúcar

90 g de miolo de nozes picado


1-Comece por preparar o bolo, ligue o forno a 180º e forre uma forma com papel vegetal. Separe as gemas das claras, misture a farinha com o miolo de nozes e o fermento, e guarde.


2-Numa tigela, bata as claras até começarem a ficar em castelo. Junte o açúcar aos poucos, batendo sempre, até que fiquem bem duras e brilhantes. Junte as gemas aos poucos, batendo sempre, até ficar uma mistura fofa. Junte a mistura da farinha com as nozes e misture delicadamente. Deite na forma e leve ao forno durante 45 minutos. Verifique a cozedura com um palito, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e deixe arrefecer.


3-Prepare o molho. Leve ao lume um tacho com o açúcar e deixe que fique em caramelo escuro. Retire do lume, junte a água aos poucos mexendo sempre e depois leve de novo ao lume. Deixe ferver, junte a manteiga, retire do lume e mexa até ficar tipo um xarope. Deite para uma tigela e deixe arrefecer.


4-Prepare o creme. Leve ao lume um tacho com o leite e a baunilha. Deixe amornar e depois, numa tigela, misture as gemas com o açúcar e a farinha. Junte um pouco de leite, mexa bem e junte o resto do leite. Depois, deite de novo no tacho e leve ao lume mexendo sempre até ferver. Retire do lume, deite para uma tigela e tape com película aderente. Deixe arrefecer e guarde no frio.


5-Depois de frio, bata bem e junte a manteiga. Bata até ficar um creme liso.


6-Prepare a decoração. Leve ao lume uma frigideira com o açúcar e deixe que fique em caramelo. Junte as nozes picadas misture bem e deite para um prato previamente untado com óleo. Deixe arrefecer e leve ao frio, até ficar bem duro. Depois deite para um saco de plástico e quebre em pequenos pedacinhos com a ajuda do martelo de cozinha. Guarde no frio.


7-Corte o bolo ao meio ponha uma metade num prato regue com o molho e espalhe uma camada de creme, cubra com a outra metade de bolo e espalhe em cima o resto do creme. Leve ao frio ou congelador.


8-Prepare a cobertura. Bata as claras, com uma pitada de sal, até começarem a ficar em castelo. Junte o açúcar aos poucos, batendo sempre, e junte o sumo do limão. Bata mais um pouco, coloque a tigela em banho maria e vá batendo sempre até as claras ficarem cozidas. Retire do lume, cubra o bolo com o merengue e polvilhe com as nozes caramelizadas picadas.

Sugestão: pode queimar as claras com a ajuda de um maçarico de pastelaria.


Fonte original todos os direitos reservados a: chefermida.com







Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...