sexta-feira, 6 de março de 2020

Taça de merengue e creme de limão




Ingredientes: 


175 g de açúcar (usei 50g de açúcar baunilhado)
6 claras
1 colher de sobremesa de vinagre
250ml de creme de limão / lemon curd
q.b. de manteiga
1 colher (sobremesa)de amêndoas laminadas
1 colher (sobremesa) de pistácios laminados
1 colher (chá) de folhas de manjerico
q.b. de raspa de laranja confitada (opcional)



Preparação:


Bata as claras até estarem em espuma. Adicione, aos poucos, o açúcar e por fim o vinagre sem parar de bater. O merengue estará pronto quando as claras estiverem bem espessas e formarem picos.

Unte um tabuleiro de forno com manteiga e deite aí as claras (pode ser às colheradas ou com um saco de pasteleiro). Leve o tabuleiro ao forno e deixe cozinhar durante cerca de 20 minutos ou até dourar o merengue.

Retire o tabuleiro do forno e deixe arrefecer. Distribua o creme de limão pelos intervalos do merengue e salpique com a amêndoa, pistácios e folhas de manjerico. Polvilhe com um pouco de açúcar de pasteleiro.



Creme de limão ou Lemon Curd


Ingredientes:


3 ovos grandes
150 gramas açúcar
80 ml de sumo de limão (2-3 limões)
60 g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
1 colher de raspas de limão finamente picado
Preparação: Numa bacia de inox colocada sobre uma panela de água a ferver (benho-maria) misture os ovos, o açúcar e sumo de limão até tudo estar envolvido. Cozinhe, mexendo sempre (para evitar que coalhe) até que a mistura se torne espessa. Este processo levará aproximadamente 10 minutos. Retire do lume e coe para remover todas as protuberâncias. Corte a manteiga em pedaços pequenos e envolva-os na mistura até que a esta derreta. Adicione as raspas de limão e deixe arrefecer. O curd de limão continuará a engrossar enquanto arrefece. Cubra imediatamente (assim evita que se forme uma pele) e leve ao frigorífico até arrefecer completamente. Dura até uma semana.




Fonte original todos os direitos reservados a:http://www.alquimiadostachos.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...