sábado, 7 de março de 2020

Tigelada – um fantástico doce conventual






Ingredientes:

4 ovos inteiros

16 gemas

500g de açúcar

1 chávena de farinha bem cheia

1 litro de leite

Raspa da casca de 1 limão 



Modo de preparação:

Comece por pré-aquecer o forno a 220.ºC. Tradicionalmente, este doce é servido em tigelas de barro não vidrado. Deve, neste momento, colocar as tigelas no forno, para que aqueçam antes de serem utilizadas.

Junte os ovos inteiros, as gemas, o açúcar e a raspa de limão, batendo durante cerca de 10 minutos com uma batedeira elétrica ou durante 30 minutos à mão. Embora bater os ingredientes à máquina possa ser mais fácil e rápido, também resulta em tigelada mais rijas.

Comece a acrescentar a farinha, mas não o faça tudo de uma só vez – deve misturar a farinha pouco a pouco, batendo sempre, para que fique com a consistência adequada.

Por fim, adicione e mexa o leite. Depois, retire, com cuidado, as tigelas do forno e deite o preparado, sendo que estas não devem ficar muito cheias.

Leve as tigeladas a cozer durante cerca de 25 minutos ou até que estejam visivelmente douradas. Antes de as servir, deixe que arrefeçam no forno, com a porta entreaberta.

E aqui tem, as fantásticas tigeladas! Este doce conventual é maravilhoso e, garantidamente, vai ser a delícia de toda a família. Ficou com água na boca, certo? Então tem mesmo de experimentar!


Fonte: daqui

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...