segunda-feira, 16 de agosto de 2021

Salsichas com Couve Lombarda

 


Há bastante tempo que não fazia este prato mas a pedido de uma amiga foi hoje o nosso almoço. O acompanhamento ideal é puré de batata ou arroz branco. No talho onde habitualmente me abasteço, as salsichas são bem temperadas, não achando por isso necessidade de juntar bacon.

INGREDIENTES


8 salsichas de porco, frescas;
1 couve lombarda;
folhas de hortelã;
2 cebolas grandes;
1 folha de louro;
3 dentes de alho;
sal e pimenta a gosto;
75 ml de azeite;
1 pitada de noz moscada;
1 cravo de cabecinha;
1/2 colher de café de gengibre em pó;
1 colher de sopa de polpa de tomate;
150 ml de vinho branco;
250 ml de água + água para escaldar as folhas de couve lombarda.

PREPARAÇÃO


Arranje e lave a couve lombarda eliminando as folhas velhas. Leve uma panela com bastante água ao lume, e quando começar a ferver coloque as folhas, deixando-as ferver por 1 minuto. Depois, retire-as e passe-as por água fria, escorrendo-as bem. Coloque uma salsicha sobre uma folha de couve lombarda e enrole. Sobreponha outra folha de couve lombarda, dobrando as extremidades e fechando com um palito ou fio de cozinha. Repita a operação até acabar as salsichas. Num tacho largo, coloque o azeite, a folha de louro, as cebolas e os dentes de alho picados, e refogue. Depois, junte os rolinhos de salsichas, as restantes folhas de couve partidas em pedaços pequenos, tempere de sal, pimenta, noz moscada, cravo de cabecinha desfeito e o gengibre em pó. Junte a polpa de tomate misturada com o vinho branco e os 250 ml de água. Tape o tacho e deixe cozer em lume brando. Quando estiver cozido, desligue o lume e junte as folhas de hortelã. Sirva bem quente.

 

Fonte:https://www.amesacomaziza.com








Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...