terça-feira, 7 de junho de 2022

Bolo Pudim

 



Ingredientes:

Pudim 

3 ovos XL
1 lata de leite condensado
300ml de leite gordo
1 c. (chá) de essência de baunilha
1 c. (sopa) de maizena

Bolo 

100g de manteiga à temperatura ambiente
150g de açúcar+ 50g
3 ovos XL
200ml de leite gordo
280g de farinha Branca de Neve (farinha com fermento)
1 c. (sobremesa) de fermento em pó
1 c. (sopa) de café solúvel
1 c. (café) de sumo de limão caramelo q.b. para barrar a forma

Modo de Preparação:

Ligue o forno a 165ºC e coloque lá dentro um tabuleiro com água a ferver. Isto é indispensável, pois o Bolo Pudim deve ser cozido em banho-maria.

Ponha apenas a água suficiente para cobrir o fundo da forma com dois dedos de altura de água.

Barre uma forma de chaminé (com aproximadamente 23cm/25cm) com o caramelo.

Pudim

Deite o leite condensado numa tigela e mexa-o bem com uma varra de arames. Bata os ovos numa taça e depois adicione-os ao leite condensado. Com a varra de arames continue a bater a mistura até obter um creme homogéneo.

Retire para uma tacinha um pouco de leite e desfaça neste a maizena. Quando esta estiver bem desfeita junte ao restante leite e adicione ao preparado anterior em fio mexendo sempre com a varra de arames até o leite estar bem incorporado. Reserve

Bolo

Separe as gemas das claras.

Bata bem a manteiga (que deve estar mole) com o açúcar até obter um creme. Depois vá adicionando as gemas uma a uma batendo sempre até obter um creme fofo.

De seguida adicione o leite e bata mais um pouco para o incorporar. Junte ao preparado a farinha com o fermento, previamente peneirada, e o café e envolva bem com uma varra de arames, sem bater.

Bata as claras em castelo. Comece a bater e quando começarem a levantar adicione 50 gramas de açúcar e o sumo de limão e bata bem até que as claras fiquem bem firmes e brilhantes.

Para terminar, incorpore as claras em castelo, cuidadosamente, na mistura anterior com a ajuda da varra de arames fazendo movimentos de baixo para cima até estas estarem totalmente envolvidas.

Preparar o Bolo Pudim

Pegue na forma e deite dentro desta a massa do Bolo e de seguida, muito cuidadosamente, deite sobre esta o preparado do pudim.


nota: lentamente o preparado do pudim começa a afundar e a massa do bolo a vir à superfície.

Verifique se o forno já está aquecido à temperatura indicada e nessa altura coloque a forma dentro do tabuleiro com a água e deixe cozer durante, aproximadamente, 35 minutos. Verifique a cozedura fazendo o teste do palito.

Quando o bolo estiver cozido retire-o do forno e deixe arrefecer totalmente. Depois coloque no frigorífico pelo menos 4 horas (idealmente durante uma noite).

Para terminar desenforme e mantenha no frio até levar para a mesa.

@https://atravessabv.wordpress.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...