quinta-feira, 6 de junho de 2024

Sericaia das freiras do convento de Elvas (receita conventual)

 




Sericaia, uma receita do convento de Nossa Senhora da Conceição ou Santa Cruz em Elvas.



De freiras xabreganas, foi fundado em 1526. Recolhia as meninas das melhores famílias e daí ser considerado um convento rico, devido ás doações. A mesa era farta ao contrário de outros conventos e a ementa doce.


Do convento para as nossas mesas, felizmente, pois é um doce muito saboroso e que prova o quanto é rica a nossa doçaria conventual. Considerado também um doce de Natal como quase todos os doces conventuais. E este está sempre na minha mesa.



Espero que gostem.



Sericaia, doce conventual



Ingredientes



casca de 1 limão

1 litro de leite

1 pau de canela

sal q.b.

10 ovos

125 gr de farinha

250 g de açúcar

canela em pó q.b.

ameixas de Elvas em calda (opcional)



Preparação


Num tacho, ferva o leite com a casca do limão, o pau de canela e um pouco de sal. Deixe arrefecer. Bata as gemas com o açúcar até ter um creme fofo. Adicione o leite à farinha e desfaça bem. Junte ao creme de gemas e envolva bem.


Leve ao lume brando sempre a mexer até engrossar. Depois de ferver, retire do lume e deixe arrefecer. Retire a casca do limão e o pau de canela.


Bata as claras em castelo bem firme. Junte o creme já frio ás claras e envolva. Depois, num prato fundo de barro que possa ir ao forno, deite o creme ás colheradas, ou seja, umas ao alto, outras deitadas. Polvilhe abundantemente com canela, deve ficar bem castanho. Leve ao forno pré aquecido a 220º C durante 40 minutos. Deve abrir fendas para estar pronto.


Sirva ao natural ou com calda de ameixas de Elvas.

Bom Apetite.



Dica: O forno tem de estar bem quente. Antigamente este doce era cozido em forno a lenha, único que dava a garantia de elevadas temperaturas, para o doce abrir fendas.

Tarte Cremosa de Coco

  Ingredientes 1 base de massa folhada 300 gr. de açúcar 100 gr. de coco 6 gemas 2 ovos 200 ml de natas Colocar a massa folhada na ...