A crosta saborosa e crocante da batata garante que o peixe se mantém tenro mesmo depois de assado. Um prato do chef para a mesa da Semana Santa.
Ingredientes
2 douradas limpas de tamanho médio
6 batatas
3 colheres de sopa de salsa picada
1 raminho de alecrim
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
1 limão
1/2 copo de vinho branco seco
Manteiga
Azeite virgem extra
Sal
Pimenta
1
Corte a pele da dourada logo abaixo da cabeça, começando pelo centro: levante uma aba com a ponta de uma faca em toda a base da cabeça, abaixo das guelras. Corte também a pele ao longo das costas e da barriga. Segure um pedaço de pele com um pano limpo puxe delicadamente em direção à cauda. Repita a operação do outro lado.
2
Descasque as batatas, corte-as em rodelas de 4-5 mm de espessura e coza-as a vapor durante 4-5 minutos (em alternativa, escalde-as durante 30 segundos em água a ferver com sal, escorra-as e deixe arrefecer um pouco em água corrente); Por fim, deixe arrefecer espalhando-as sobre uma folha de papel vegetal.
3
Coloque o peixe sem pele num prato grande e ligeiramente fundo. Pincele por dentro e por fora com uma emulsão de azeite, vinho branco seco, ervas aromáticas picadas e uma pitada de pimenta. Coloque metade das fatias de batata num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal untado, com a mesma largura e comprimento do peixe; tempere-as de sal e pimenta e regue-as com um fio de azeite.
4
Coloque as douradas sobre a base de batata e cubra com as restantes rodelas de batata, imitando a disposição das escamas. Pincele as batatas com um pouco de azeite e leve ao forno a 200° durante cerca de 10 minutos e durante mais 10 minutos a 180°.
Para obter uma crosta crocante, pincele as batatas com um pouco de manteiga derretida e coloque a função de grill durante mais 2 minutos até ficarem douradas.
@https://www.salepepe.it/ricette/secondi