quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Bolinhas de Alheira


Ingredientes para 20 bolinhas:

2 alheiras
Meia cebola picada finamente
1 ovo
2 colheres de sopa de salsa picada
Sumo de limão
Farinha de trigo sem fermento para polvilhar
Pão ralado


Óleo para fritar


Preparação:

1. Com uma faca dê um golpe ao longo das alheiras e retire-lhes a pele.

2. Parta o ovo e separe a gema da clara.
Coloque a gema numa taça e a clara num prato fundo.

3. À gema junte a cebola, a salsa, um pouco de sumo de limão e as alheiras partidas em pedaços.
Com um garfo esmague tudo muito bem e misture até que fique uma pasta.
Com a pasta faça bolinhas pequenas e coloque num prato.

4. Mexa bem a clara com um garfo.
Passe as bolinhas por farinha e sacuda bem.
Depois passe pela clara e por fim, pelo pão ralado.

5. Frite as bolinhas de ambos os lados em óleo quente até que fiquem loirinhas.
Depois das bolinhas fritas, retire-as com uma escumadeira para um prato com papel absorvente.

Sirva as bolinhas como entrada ou petisco ou se quiser, sirva como prato principal, acompanhadas de arroz de manteiga ou uma salada a gosto.


http://www.receitasdeportugal.com 

Arroz de Marisco




Ingredientes


3 copos de arroz Carolino
1 embalagem de polpa de tomate
1 lata de tomate aos pedaços
2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
1 folha de louro
400 g de camarão
200 g de mexilhão
200 g de berbigão
1 molho de coentros
azeite q.b.
sal q.b.




Elaboração


Numa panela, faça um fundo de azeite, refogue as cebolas e o alho com o louro. Quando cebola estiver translúcida junte o tomate e deixe cozinhar durante 5 minutos para tomar gosto.
Adicione o arroz, envolva bem e em seguida junte os camarões, o berbigão e o mexilhão. Tempere com sal, metade dos coentros picados e 6 copos de água.
Deixe cozinhar até o arroz estar a seu gosto, cerca de 20 minutos. Antes de servir, polvilhe com os restantes coentros. Sirva de imediato



Fonte: https://www.cigala.pt/receitas/arroz-de-marisco/

Arroz de Tamboril com Mexilhão




Ingredientes


250g de arroz  Carolino
600g de tamboril
1 ramo de coentros
1 malagueta fresca
1 cebola picada
4 dentes de alho laminados
1 dl de vinho branco
2 tomates maduros
1/2 pimento verde às tiras
200 g de miolo de mexilhão congelado
sal e azeite q.b.



Elaboração

Cortar o peixe em cubos e cozer em água abundante temperada com sal e o ramo de salsa. Passar o caldo da cozedura por um passador de rede e reservar ambos.
Refogar a cebola e o alho no azeite. Quando a cebola estiver translúcida juntar a malagueta, o tomate em pedaços e o vinho. Deixar evaporar um pouco e juntar água fervente, na proporção do dobro da quantidade de arroz, para que fique “malandrinho”. Adicionar sal.
Acrescentar o arroz e o pimento, logo que o caldo ferva.
A meio da cozedura, juntar o peixe e o mexilhão (sem descongelar) e deixar cozer lentamente por 10 minutos, aproximadamente.
Retirar do lume, deixar repousar uns minutos, polvilhar abundantemente com os coentros picados e decorar com alguns mexilhões em concha previamente cozidos ou adquiridos já cozinhados. Servir de imediato.





Fonte:https://www.cigala.pt/receitas/arroz-de-tamboril-com-mexilhao/

Pão Por Deus – A História de uma tradição bem Portuguesa




O Pão Por Deus é uma tradição bem Portuguesa, mas a sua origem evolução e história até hoje é algo fascinante. Por vezes no entanto pensamos que poderá estar ameaçado por um Halloween que até poderá ter raízes longínquas partilhadas.

A globalização tem cada vez implementado mais o Halloween entre os Portugueses. O fenómeno da televisão, e mais recentemente a Internet, trazem até nós esta festividade anglo-saxónica. 




As Origens Pagãs

As oferendas aos mortos nestas alturas do ano são comuns em diversas culturas pagãs, incluindo as celtas que habitaram o que é hoje Portugal.

Tendo em conta que muitas teses apontam a origem do Halloween como festividades célticas é interessante ver as semelhanças e desenvolvimento de ambos.

Também sabemos que muitas festas pagãs foram aos poucos tomando roupagens Cristãs, e a pouco e pouco se fundiram.





 A Origem do Pão Por Deus Cristão
Com o passar dos anos foi cada vez mais promovido pela Igreja Católica o culto dos mortos, e a tradição de reservar lugar à mesa, e também de deixar comida para os mesmos.

Começou também o costume de deixar o primeiro pão de uma fornada nesta altura à porta da casa tapado por um pano. Seria para honrar os mortos, mas a intenção era também quem de mais pobre por ali passasse tomasse a parte física para si.

Assim este pão para os fieis defuntos começou a ter a vertente de partilha com quem necessitava. 






 O Terremoto de 1755

Um dos dias mais negros da história de Portugal é o de 1 de Novembro de 1755. Neste Dia de Todos os Santos, Lisboa viria a sofrer a maior catástrofe da sua história, sendo muito do país também afectado por ela.

Aí os afectados por tal tormenta foram a quem algo salvou pedir Pão Por Deus, tentando ter algo para matar a fome, aos que sobreviveram à catástrofe,

Relatos contam que nos anos seguintes nesse mesmo dia se aumentou o costume do Pão Por Deus, em jeito de celebração e agradecimento a quem tinha sobrevivido. Talvez por isso esta tradição seja tradicionalmente mais forte na região da grande Lisboa.





 
 A Evolução até aos dias de Hoje

Com o passar dos anos progressivamente passou a ser cada vez mais um peditório das crianças. No século XX, onde os registos são mais constantes e fiáveis, começamos a ver muito o Pão Por Deus como a festa das Crianças.

Neste dia as crianças de manhã cedo iam de porta em porta a pedir o Pão Por Deus. Recebendo tradicionalmente frutos secos, romãs, pão e bolos.

Nos anos mais recentes, e mesmo contando alguns ciclos de menor fulgor, começou a ver-se cada vez mais como um dia em que as crianças pedem de porta em porta doces, sendo que ainda se continua a ver alguns frutos secos.

O saco de pano do Pão Por Deus é muito comum em todos estes registos, e nos dias que correm continua a existir, sendo que com a Internet temos visto muitos pequenos negócios a vender até versões personalizadas dos mesmos. 







O Doçura ou Travessura Português

Um dos pontos de enfoque da cultura popular americana, que nos chega pela televisão e Internet, é a doçura ou travessura. É, no entanto, engraçado ver que algo semelhante existe tradicionalmente registado em Portugal.

As rimas e cantigas são normalmente descritas quando as crianças batem à porta. E em alguns casos vemos que detêm estrofes de agradecimento a quem oferta doces, mas menos simpáticas para quem não o faz. 


A Cantiga Inicial

Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós,
Para dar aos finados
Que estão mortos e enterrados

À bela, bela cruz
Truz, Truz!

A senhora que está lá dentro
Sentada num banquinho
Faz favor de s’alevantar
Para vir dar um tostãozinho 


A resposta nas casas em que são ofertados doces.

Esta casa cheira a broa,
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho,
Aqui mora um santinho.


E a resposta para quem não os dá
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto


Variações ao longo do país
Em muitas outras regiões do país o Pão Por Deus é celebrado. No entanto existe ao longo do território algumas variações do mesmo.

Na estremadura é conhecido muitas vezes como o “Bolinho”, e a tradição é dar bolos festivos especialmente confeccionados nesta época do ano.

Já nos Açores a tradição é dar estas caspiadas, que dizem lembrar a o topo de uma caveira humana, honrando assim também os mortos.

 

Este pudim de Natal é uma receita fácil de preparar e vai deixar todos com água na boca





Ingredientes:
250 gr de açúcar
70 gr de manteiga de amendoim
60 gr de miolo de amendoim (sem sal) triturado
2 dl de natas
9 ovos
Manteiga para untar
Caramelo líquido de compra (opcional)

Preparação:
Unte uma forma com manteiga e reserve. Numa tigela, misture os ovos com o açúcar e as natas e depois mexa muito bem com um batedor de arames. Adicione a manteiga de amendoim e o amendoim triturado, misture bem e verta na forma (como ficou com grumos, antes de o colocar na forma, passei com a varinha mágica).
Coloque a forma dentro de um recipiente com um pouco de água e leve ao forno pré aquecido a 180ºC, em banho maria, durante 35 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme.
Nota: Depois de desenformado, optei por regá-lo com um pouco de caramelo líquido de compra. Ficou uma delicia. 



Foto: guiadacozinha.com

Arroz de lulas




Ingredientes


2 copos de arroz
1 cebola picada
2 dentes de alho
1 embalagem de polpa de tomate
1 lata de tomate aos cubos
500 g de lulas em rodelas
1 copo de vinho branco
Azeite q.b.
1 folha de louro
Sal e pimenta q.b.
1 cháv. de salsa picada

Elaboração

Faça um fundo de azeite numa tacho. Junte a cebola, o alho e a folha de louro e deixe cozinhar durante 4 minutos até a cebola ficar translúcida. Junte a polpa e o tomate aos cubos. Envolva bem , cozinhe por mais 5 minutos em lume brando.
Adicione as lulas temperadas com sal, misture e junte o arroz. Tempere com um pouco de sal, junte o dobro da água e metade da salsa picada. Deixe cozinhar em lume brando por cerca de 20 minutos.
Antes de servir junte a restante salsa e sirva de imediato.






Fonte: https://www.cigala.pt/receitas/arroz-cigala-agulha-arroz-de-lulas/

Bolachinhas de Natal.... são um sucesso!



Ingredientes para a massa: 480 gramas de farinha, 320 gramas de manteiga amolecida, 160 gramas de açúcar de confeiteiro, aromatizante de limão q.b., 2 ovos.


Ingredientes para a cobertura: 220 gramas de açúcar em pó, 15 gramas de merengue em pó (encontra a vender em supermercados), 50 ml de água morna, algumas gotas de corante alimentar, decorações de açúcar para doces.

Preparação da massa: trabalhe todos os ingredientes à mão, forme uma bola, embrulhe em filme plástico e deixe descansar no frigorífico pelo menos 30 minutos.


Uma vez arrefecida a massa tenda com o rolo e  corte muitos biscoitos em forma de animais com a ajuda de moldes. 

Coza em forno pré aquecido a 190 °  cerca de 10 minutos e / ou até dourar, dependendo da espessura da massa.

Esmalte da cobertura: Misture bem o açúcar em pó e o merengue em pó, adicione a água  pouco a pouco e bata com o batedor até formar uma mistura brilhante e firme, sem grumos. Se necessário, adicione água ou açúcar de confeiteiro, dependendo da consistência que você deseja obter. Como tende a secar,  deve usar o esmalte imediatamente.

Divida pequenas porções junte os corantes que pretender para decorar.
Pinte a cobertura adicionando enfeites de açúcar para completar a decoração dos biscoitos. 

Nota: O pó de merengue  substitui as claras de ovos e elimina os problemas de conservação associados aos ovos. No entanto pode substituir pelo esmalte clássico, misturando 1 clara de ovo, 200 gramas de açúcar de confeiteiro e algumas gotas de suco de limão. Dependendo da dosagem dos ingredientes, você obterá um esmalte mais ou menos espesso.

http://www.receitasdeportugal.com 



Fonte: http://idolcidilaura.blogspot.com

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Bolinhos de manteiga. Fazem-se num instante, são deliciosos e económicos!





Ingredientes: 


250 gr de farinha 
100 gr de açúcar
100 gr de manteiga
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação: 


Pré-aqueça o forno a 180º.

Com a ajuda de uma amassadeira, misture a farinha, a manteiga amolecida, o açúcar, o ovo e o fermento até que a mistura fique lisa e compacta. Em seguida molde pequenas bolas de massa (3 cm de diâmetro), coloque-as numa assadeira coberta com papel vegetal e calque um pouco cada uma com os dentes de um garfo. Coza a 180 graus  cerca de 20 minutos e / ou até os biscoitos ficarem dourados. Deixe arrefecer numa grelha. Sirva ou guarde num recipiente hermético.

http://www.receitasdeportugal.com 




Fonte: http://idolcidilaura.blogspot.com

Quadrados de laranja.... este bolo é fenomenal!




Ingredientes para 8 pessoas

120 g de manteiga
300 ml de leite
180 ml de sumo de laranja
4 ovos
4 gotas de sumo de limão
150 g de açúcar
15 ml de água
120 g de farinha
1 laranja
Açúcar de confeiteiro

Bata as gemas com o açúcar até a mistura ficar leve e fofa. Bata as claras com o sumo de limão e reserve noutra tigela.
Derreta a manteiga, deixe arrefecer e adicione à mistura de gemas e açúcar.
Adicione a água e misture tudo.
Adicione a farinha peneirada incorporando-a à mistura delicadamente.
Quando a farinha estiver bem incorporada, adicione o leite morno, o sumo de laranja e as raspas de laranja.
Adicione as claras previamente batidas a pouco e pouco, mexendo delicadamente de baixo para cima.
Despeje a mistura numa assadeira rectangular forrada com papel vegetal e asse por 50/60 minutos a 160 ° C.
Deixe o bolo arrefecer na forma alguns minutos antes de retirá-lo do forno, deixe arrefecer completamente e mantenha no frigorífico. Corte o bolo em quadrados e sirva com uma pitada de açúcar de confeiteiro.


http://www.receitasdeportugal.com 



 https://www.ifood

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Bolo Chiffon mármore... o bolo mármore mais fofinho que já provámos!





Ingredientes (pese todos os ingredientes na balança, mesmo os líquidos)


173 g de farinha (a dividir 96,5 g para a mistura clara e 76,5 g de farinha  + 20 g de cacau amargo para a mistura escura)


193 g de açúcar granulado (a dividir 96,5 g para a mistura clara e 96,5 g para a escura)


84 g de óleo  (a dividir 42 g para mistura clara e 42 g para a escura)


116 g de água morna (a dividir 58 g para mistura clara e 58 g para a escuro)


4 ovos (para dividir 2 ovos para a mistura clara e 2 para a escura)


8 gr de fermento para bolos para a mistura clara e 8 gr para a mistura escura)


uma pitada de sal


uma colher de chá de extrato de baunilha ou as sementes de 1/2 Vagem de baunilha


preparação


Prepare as duas massas - a clara e a escura - em duas tigelas diferentes. 


Para ambas as massas peneire todos os ingredientes sólidos em duas tigelas separadas. Junte o óleo, a água e o extracto de baunilha com um garfo e adicione  aos pós com uma espátula.

Misture as gemas uma de cada vez e reserve a massa.

Bata as claras até ficarem firmes com algumas gotas de limão e misture delicadamente na massa.


Alterne as duas massas na forma de chiffon sem ser untada.

Coza no forno a 150 graus durante 1 hora e 15 minutos. Não abra o forno. Retire a forma do forno e deixe arrefecer de cabeça para baixo.

Sirva-se de uma faca para descolar bem as paredes do bolo. Polvilhe com açúcar de confeiteiro a gosto e sirva.




Fonte: https://barbiemagicacuoca.

Sardinhas à Lagareiro


800g de sardinhas
200ml de azeite, extra virgem
6 dentes de alho
Sal (usei a flor de sal
1 pitada de pimenta branca
1 folha de louro, biológico
600g de batatas pequenas, para assar
Sal grosso
1/2 molho de coentros, biológicos
2 hastes de salsa
1 pitada de alho moído
Malagueta em flocos


Comece por lavar bem as batatas, coloque-as num tabuleiro, regue com um pouco de azeite e polvilhe-as com sal abundante. Leve ao forno, previamente aquecido a 200ºC, por 20-30 minutos. Quando estiverem assadas, pressione-as para abrirem (ou dê-lhes um murro).
Enquanto isto, arranje as sardinhas e lave-as.
Num tabuleiro, que possa ir ao forno, adicione a cebola picada e os dentes de alho esmagados. Adicione as sardinhas tempere com sal, pimenta, alho moído e os flocos de malagueta. Regue com o azeite, e polvilhe com metade das ervas aromáticas, grosseiramente picadas.
Leve ao forno durante 20 minutos. Junte-lhe a batata a murro, envolva-as no molho, e asse por mais 5 minutos.
Sirva de imediato, polvilhado com as restantes ervas aromáticas, e acompanhe com pão do dia.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://narwencuisine.blogspot.com

Torta Fresca de Chocolate



4 ovos
30g de farinha
100g de açúcar
50 g de chocolate em pó 70% de cacau
1/2 c, ch de fermento em pó
1/2 c. chá de aroma de baunilha
2 pacote de natas
4 c. sopa de açúcar
100g de chocolate para culinária


Misture as gemas de ovo com o açúcar e uma colher de sopa de água, até obter um creme branco, espumoso e bem batido.
Acrescente a farinha, o chocolate e o fermento. Misture até obter uma massa homogénea. Batas as claras em castelo e incorpore, delicadamente, ao preparado anterior.
Forre um tabuleiro rectangular (grande) com papel vegetal e deite nele a massa. Leve ao forno a 190ºC durante 16-20 minutos.
Em seguida, voltar o tabuleiro sobre um pano, ligeiramente humedecido, descolando o papel com cuidado. Deixe arrefecer.
Entretanto, bata as natas até obter um chantilly bem firme (para ficarem bem batidas leve-as 15 minutos ao congelador antes de as usar). Junte-lhe o açúcar e a baunilha e bata mais um pouco. Transfira 2/3 das natas sobre o rectângulo de bolo e espalhe-as bem com uma espátula até formar uma camada uniforme. Enrole a torta com cuidado e barre-a com as restantes natas. Decore com raspas de chocolate (feitas no momento) e leve torta ao frigorífico durante, pelo menos, 2 horas.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://narwencuisine.blogspot.com

Bolo de Natal





200g de manteiga
400g de farinha
150g de açúcar
3 colheres de sopa de mel
4 ovos médios
45ml de vinho do Porto 

2dl de sumo de laranja
Raspa de 1 laranja
45ml de aguardente 

1 colher de chá de fermento
1 colher de chá de canela em pó 

250g de frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões e sultanas)
1 pequena pitada de sal 

Icing sugar q.b.



Unte com margarina e polvilhe com farinha uma forma com 25cm de diâmetro e pré-aqueça o forno a 180ºC.
Pique os frutos secos grosseiramente, junte-lhes as sultanas, o Porto e a aguardente, envolva bem e deixe assim por 10 minutos.
Bata a manteiga (amolecida em temperatura ambiente) com o açúcar até obter um creme. Junte-lhe os ovos, um a um, sem deixar de bater. Adicione a raspa de laranja, o sumo e o mel, batendo mais um pouco até que a massa se apresente homogénea. Adicione a farinha, o fermento e a canela, batendo bem. Incorpore a mistura de frutos secos e envolva muito bem.
Verta a massa na forma que preparou e leve ao forno por 40-50 minutos (verifique a cozedura espetando um palito no centro do bolo). Retire do forno e deixe arrefecer 10 minutos antes de desenformar. Quando o bolo estiver completamente frio, polvilhe-o com icing sugar.



Fonte original todos os direitos reservados a: https://narwencuisine.blogspot.com

Tarte de Outono.... uma verdadeira tentação, com sabores da estação!





Então, precisamos:

para a massa:

- manteiga - 85 g;
- 1 ovo
- farinha de trigo  220 g; (pode ter de adicionar um pouco mais)
- água (gelada) - 3 colheres de sopa. ;
- Sal  uma pitada

para o recheio:

- abóbora - 200 g;
- manteiga - 25 g;
- Açúcar - 100 gramas;
- essência de baunilha - 3 gotas;
- gemas de ovo - 2 

- claras de ovo - 1
- nozes - 7
- mel - 3 colheres de sopa. 


Como preparar a tarte:


 
Limpe a abóbora e coza em  vapor  10-15 minutos até que a esteja macia.

Para preparar a massa junte o ovo, a manteiga e o sal num recipiente. Despeje a farinha e amasse, adicionando a água gelada. Com a massa resultante forme uma bola e coloque no frigorífico  dez minutos.

No liquidificador triture a abóbora. Adicione o açúcar, as gemas e a clara. Junte a manteiga derretida e as gotas de essência de baunilha. 


Forre uma forma de tarte untada e enfarinhada com a massa deixando bordas com cerca de dois centímetros. Encha com o recheio de abóbora.

Coza em forno pré aquecido, nos primeiros 15 minutos a 185 graus, 30-35 minutos com a temperatura de 120 graus.

Enquanto a tarte coze  coloque o mel no microondas para ficar com uma consistência líquida.

Retire a tarte do forno, enfeite com as nozes e pincele com o mel.

Deixe arrefecer antes de servir.



http://www.receitasdeportugal.com

Bolo de abóbora com amêndoa..... uma verdadeira delicia!


Ingredientes

250 g de abóbora
150 g de iogurte grego natural
10 g de mel
3 ovos
200 g de açúcar
Casca de 1 laranja ralada
100 ml de óleo
200 g de farinha
40 g de farinha de amêndoa
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de canela
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 punhado de  amêndoas laminadas


instruções

Ligue o forno  a 180 °.

Unte e enfarinhe uma forma de chaminé.
Limpe a abóbora e corte-a em pedaços, triture-a no liquidificador com o iogurte e o mel.
Bata os ovos com o açúcar e as raspas de laranja até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Adicione o óleo, sempre batendo até que esteja perfeitamente incorporado.
Adicione a mistura da abóbora em puré  e continue a bater lentamente.
Por fim, adicione gradualmente a farinha peneirada com o fermento, a canela e o sal e misture bem.
Despeje a mistura na forma, polvilhe com as amêndoas fatiadas e coza 40-45 minutos, fazendo o teste do palito antes de tirar o bolo do forno.


 http://www.receitasdeportugal.com

Fonte:https://barbiemagicacuoca

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Empadão de atum





Ingredientes


1kg de batatas
1 chávena de leite
1 c sopa de manteiga
1 cebola
2 dentes de alho
1 pimento vermelho
1 pimento verde
4 latas de atum
1 chávena de polpa de tomate
1 ovo
Sal e pimenta q.b.
Noz moscada q.b.
Azeite

Modo de preparação 


Descasque e coza as batatas em água com uma pitada de sal.
Quando estiverem macias, escorra e passe por um passe vite.
Adicione o leite, a manteiga e uma pitada de noz moscada e misture muito bem. Reserve.
Num tacho, aqueça um fio de azeite e refogue a cebola em rodelas.
Adicione os alhos picados e os pimentos lavados e cortados em rodelas finas.
Deixe cozinhar até estarem macios.
Acrescente a polpa de tomate e o atum.
Deixe cozinhar mais uns minutos.
Se estiver muito seco pode acrescentar um pouco de água quente.
Tempere com sal e pimenta.
Disponha metade do puré numa tabuleiro de ir ao forno, junte o atum e cubra com o restante puré.
Alise a superfície com um garfo e pincele com o ovo batido.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.
Sirva quente.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.e-konomista.pt/receitas-imperdiveis-atum-em-lata-forno/

Batatas douradas no forno.... um acompanhamento perfeito! Ficam deliciosas!



Coloque as batatas com casca numa panela com água fria e leve ao lume. Quando começar a ferver conte 10 minutos. Retire a casca, corte-as em fatias finas, e numa tigela tempere-as com manteiga, óleo, sal, pimenta e ervas aromáticas a gosto (alecrim, tomilho, ou outras a gosto). Coloque-as numa forma redonda dispostas como se vê na imagem. Leve ao forno cerca de 40 minutos a 200 graus ou até a superfície ficar dourada.

http://www.receitasdeportugal.com 

 

Bolo de abóbora e coco.... um bolo que nos deixa sem palavras!



Ingredientes

300 g de farinha
500 g de abóbora

220 g de açúcar
3 ovos
1 chávena de café de leite
75 g de manteiga
50 g Coco
1 saqueta de açucar baunilhado
1 saqueta de fermento em pó

Antes de tudo, lave bem a abóbora e corte-a em fatias, retire a casca e as sementes. Coloque a abóbora no forno a 200 °  cerca de 20 minutos (ou no microondas), sempre verificando com um garfo se está macia.
Esmague a abóbora com um garfo e reserve. Unte e enfarinhe uma forma redonda.

Na batedeira eléctrica, bata os ovos com o açúcar, adicione o açucar baunilhado. bata até que obter uma mistura leve e fofa.

Em seguida, adicione a manteiga amolecida e picada, e o leite e bata para a mistura ficar uniforme.
Continuando sempre a bater, junte a farinha com o fermento, a pouco e pouco.  No final, adicione  a abóbora e o coco e misture com a espátula de silicone.

Despeje a mistura na forma e coza em forno pré-aquecido a 200 graus por 50 minutos. (depende do tipo de forno...faça o teste do palito para ver se está cozido). Deixe arrefecer.

Polvilhar com o açúcar de confeiteiro na hora de servir.




Fonte:blog.cookaround.com

Receita de Tarte de Maçã Cremosa



Ingredientes:


Massa:

Uma placa de massa quebrada de compra.



Recheio:


  5 Maçãs vermelhas médias
(3 para o puré + 2 para a cobertura)
  80 g Açúcar amarelo
  100 ml de Natas 35% m.g.
  100 ml de Leite
(usei meio-gordo)
  1 gema de Ovo tamanho L
  1 pau de Canela + canela em pó q.b.
  2 tirinhas de casca de Limão + 1/4 de limão em raspas
  1 colher de sopa de Maizena


Confecção:


1. Forre a tarteira com a massa.


2. Descasque as maçãs e corte três em pedaços pequenos para fazer um puré. As outras duas corte-as em tiras finas para cobrir a tarte e reserve-as numa taça com um pouco de água e sumo de limão para não escurecerem. Prepare as cascas, as raspas de limão e reserve.


3. Misture o leite com as natas e dissolva na mistura a Maizena mexendo bem. Reserve.


4. Leve as maçãs a lume médio num tachinho com 1/4 do volume das maçãs de água, o pau de canela e as cascas de limão. Deixe as maçãs cozerem bem e vá esmagando-as com uma colher de forma a obter um puré grosso. Quando as maçãs estiverem em puré, baixe o lume para o mínimo e junte o acúcar.
Deixe cozinhar e quando o açúcar estiver a formar calda, retire o pau de canela e as cascas de limão, junte a gema de ovo e mexa bem.
Volte a mexer um pouco a mistura das natas com o leite e a maizena e junte ao preparado anterior. A seguir, adicione as raspas de limão. Continue com o tacho no lume no mínimo e continue a mexer até obter um creme mais espesso. Quando o creme estiver pronto, deixe-o arrefecer um pouco.


5. Verta o creme sobre a tarteira forrada com a massa e alise-o com uma espátula. Finalize o recheio colocando as tirinhas de maçã sobre o creme e polvilhe com canela em pó.

6. Leve a tarte a forno médio (170ºC) até a massa estar cozida e as maçãs douradinhas.
Deixe a tarte arrefecer um pouco dentro da tarteira, mas fora do forno, antes de servir.



Fonte original todos os direitos reservados a: http://comida-receitas.blogspot.com/

Bolo de ananás e nozes.... uma delicia!





200 g de açúcar
3 ovos
10 nozes
350 g de ananás
150 g de manteiga
150 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento para bolos
125 ml de calda de ananás

Numa panela pequena, leve ao lume metade do açúcar com uma colher de sopa de água e outra de calda de ananás até obter um caramelo macio. 

Verta o caramelo para uma forma redonda e deixe arrefecer. Depois de frio, coloque o ananás no fundo e preencha os buracos e os espaços livres com as nozes sem casca.

Para preparar a massa, bata os ovos com o açúcar restante, adicione a farinha e o fermento e misture muito bem. Em seguida, adicione a manteiga derretida, as nozes restantes e a calda do ananás.

Despeje a mistura na forma, cobrindo o ananás e o caramelo. Coza a 175 ° C por cerca de 35 minutos (faça o teste do palito).




Fonte:ricettefacilieveloci





























Caldeirada de Bacalhau à Fragateiro





Ingredientes



800 gr de batatas para cozer

4 postas de bacalhau altas

1 pimento vermelho

4 tomates maduros

2 cebolas

2 dentes de alho

2 folha de louro

1 malagueta

1 ramo de salsa

300 ml de vinho branco

Colorau q.b.

Azeite q.b.

Sal q.b.



Preparação



Comecem por descascar as batatas, lavem-nas, cortem-nas em rodelas com 2cm de espessura. Reservem.



Descasquem as cebolas e os alhos e cortem-nos às rodelas finas.



Retirem as sementes ao pimento e cortem-no em tiras, retirem as sementes à malagueta e piquem-na bem.



Façam uma cruz nos tomates com uma faca e escaldem-nos por 1-2 minutos em água a ferver, passem-nos por água fria, para não se queimarem e retirem-lhes a pele. Cortem os tomates ao meio retirem as sementes e as partes mais rijas e cortem-nos em cubos pequenos.



Numa panela adicionem por esta ordem, azeite (um fio generoso) cebola, alho e malagueta, salsa e 1 folha de louro, tomate e pimentos deixas refogar bem e adicionem uma camada de batatas, polvilhem com um pouco de colorau, a outra folha de louro, as postas de bacalhau cortadas ao meio e com a pele virada para cima, e mais uma camada de batatas polvilhadas por colorau. Temperem com sal, reguem com o vinho e se necessário acrescentem água para que tudo fique submerso. Tapem e deixem cozinhar em lume brando.



Não devem mexer, de vez em quando abanem a panela ligeiramente.



Ao fim de 25-30 minutos a caldeirada está pronta, mas vai depender do tempo de cozedura das batatas.



Nota: O vinho que usam nas receitas deve ser o mesmo que bebem, se não gostam do vinho para beber também não o devem usar na comida. Existem vinhos bons que custas à volta de 2 euros se poderem não comprem daqueles que vêm em pacotes pois normalmente são misturas de vinhos vindos sabe-se lá de onde



Experimentem…


Fonte original todos os direitos reservados a: https://cozinhacomaju.blogs.sapo.pt

domingo, 27 de outubro de 2019

Bolo de Laranja fofinho e delicioso


7 ovos de tamanho M
150gr de açúcar
125gr de branca de neve fina – farinha com fermento
Raspas e sumo de uma laranja e meia


Ligar o forno a 175ºC.

Bater as claras em castelo num taça. Noutra taça bater as gemas com o açúcar e a raspa de laranja até ganharem corpo e ficarem fofas. Adicionar as claras às gemas e envolver com cuidado para não perder o ar.

Peneirar a farinha adicionando-a aos poucos e envolvendo entre cada adição sem bater intercalando com o sumo. Untar uma forma de chaminé e colocar a massa. Vai ao forno cerca de 35m. Depois dos 20m tapei com papel alumínio e vigiei. Assim que o palito saiu seco apaguei o forno e deixei a porta entreaberta. Só quando ficou morno o forno é que retirei o bolo e desenformei. Desta forma o bolo não abateu e ficou perfeito.

Delicioso.



----------------

 

 


 

 Queijadas (rápidas) de limão

Fazem-se num instante e são tão mas tão boas!

 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2024/04/queijadas-rapidas-de-limao.html

 


 

 https://novelodearte.blogspot.com/2024/10/sonhos-de-abobora-sao-deliciosos-e.html

 

 

 


 

Coquinhos do Marco Costa
...tão, mas tão Bons!

 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2023/05/coquinhos-do-marco-costa-tao-mas-tao.html

 

 


 https://novelodearte.blogspot.com/2023/05/bolo-de-coco-e-ananasfica-uma-maravilha.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2021/11/marco-costa-revela-receita-do-seu-bolo.html

 


https://receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com/2021/09/receita-de-bolo-de-chocolate-que-sai.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2022/11/filhos-de-abobora-e-laranja.html

 

 


 Tarte de abóbora

Experimenta-se uma vez e pronto! Fica-se rendido. Uma boa receita para o Natal que se aproxima.

 https://novelodearte.blogspot.com/2024/10/tarte-de-abobora.html

 

 


 




 https://novelodearte.blogspot.com/2023/04/torta-fofinha-de-morango.html

 

 

https://paginareceitaspt.blogspot.com/2022/11/filhos-receita-ca-de-casa-fininhas.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2023/02/bolo-de-ananas-e-coco-com-pudim-boca.html

 

 

 


 https://receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com/2020/07/bolo-de-agua-com-nozes-e-cobertura-de.html

 

 


 

 


 

 

 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2022/10/bolo-pudim-de-natal.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2023/02/bolo-de-ananas-e-coco-com-pudim-boca.html

 

 


 https://novelodearte.blogspot.com/2022/11/tarte-de-maca-com-pudim-flan.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2024/07/bolo-de-bolacha-maria-e-ananas.html

 

 


 https://receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com/2023/03/semifrio-de-natas-e-bolacha-apenas-4.html

 

 

 


 https://receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com/2023/03/semifrio-de-natas-e-bolacha-apenas-4.html

 

 


 https://novelodearte.blogspot.com/2024/06/tarte-de-coco-e-natas.html

 

 


 https://receitaspraticasdeculinaria.blogspot.com/2023/06/receita-de-tarte-de-amendoa-como-fazia.html

 


 

 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2024/08/salame-moda-antiga.html

 


 

 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2023/10/torta-algarvia.html

 

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2023/01/pudim-de-ananas-prepara-se-num-abrir-e.html

 


 https://paginareceitaspt.blogspot.com/2024/05/tarte-de-feijao-e-coco.html

 


 Uma delicia, faz-se num instante!... e não necessita de forno!
... ver mais

 

 https://novelodearte.blogspot.com/2024/07/pudim-mandarim-com-bolacha-maria-e.html

 

 

Torta de Pudim Flan e Laranja

  Sabores mágicos para o Natal Ingredientes 1 colher de sopa de manteiga derretida 6 ovos 250 g de açúcar 1 colher de chá de fermento em p...