quarta-feira, 25 de julho de 2018

Torta de Viana





Ingedientes:

Torta:

10 gemas
4 ovos inteiros
200g de açúcar
170g de farinha sem fermento
Raspa de limão

Doce de Ovos:

6 gemas
6 c. de sopa de açúcar
6 c. sopa de água




Preparação:


Doce de Ovos:


Leve ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver até estar em ponto de pérola, será cerca de 5 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Bata as 6 gemas com um garfo e depois adicione-lhes a calda em fio, mexendo sempre. Bata bem e leve ao lume até engrossar. Reserve.


Torta:


Separe as claras dos ovos. Bata as 14 gemas com o açúcar durante 5 minutos. Bata as claras em castelo bem firme, Adicione alternadamente as claras e a farinha peneirada à massa das gemas. Por fim adicione a raspa do limão e envolva bem. Coloque a massa no tabuleiro do forno, forrado com papel vegetal e untado com manteiga. Leve ao forno, a 180º durante 10 minutos. Se a torta cozer demais é mais difícil de enrolar e pode rachar.
Desenforme a torta sobre um pano de cozinha grande polvilhado com bastante açúcar. Retire o papel vegetal e cubra a torta com uma camada generosa de doce de ovos. Lentamente e com a ajuda do pano, enrole a torta. Deixe ficar enrolada dentro do pano durante uns 5 minutos. Transfira a torta para a travessa de servir e polvilhe-a com um pouco mais de açúcar. Corte as pontas da torta (aproveite para provar!) e sirva-a na companhia de um café!


Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.7gramasdeternura.com
 

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...