segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Bilharacos de abóbora



Não são muito difíceis de fazer mas é preciso começar a preparar tudo com alguma antecedência porque a abóbora tem que escorrer durante a noite depois de cozida (para dizer a verdade já os fiz no próprio dia, mas não recomendo). 

Este ano comecei com uma abóbora menina de cerca de 10 kg e depois de cozida ficou a escorrer durante a noite. No dia seguinte espremi a abóbora num pano para retirar ainda bastante líquido. No fim pesei a polpa e fiquei com cerca de 1,6 kg. É sempre espantoso como de uma abóbora tão grande resta pouca polpa!

Foi então que comecei a juntar os ingredientes: 

5 ovos inteiros + 5 gemas, 

sumo e raspa de uma laranja, 

um cálice de vinho do porto, 

cerca de 10 a 12 colheres de sopa de açúcar (usei mascavado), 

cerca de 6 a 7 colheres de sopa de farinha bem cheias (usei de espelta). 

A quantidade de farinha depende muito da consistência que se quiser obter e eu junto sempre o mínimo possível até conseguir moldar os bilharacos, pois prefiro que o sabor da abóbora sobressaia.



Segue-se um exercício de paciência que consiste em moldar os bilharacos com a ajuda de duas colheres, como se se estivesse a fazer bolinhos de bacalhau, e fritar em óleo abundante sem estar muito quente. Depois de fritos, ficam a arrefecer em papel de cozinha. Faço então uma calda, com 10 colheres de sopa de açúcar, 10 colheres de sopa de água, casca de laranja e paus de canela. Passo os bolinhos para os pratos de servir e rego com a calda.

Ficam melhores com o passar dos dias mas estes não costumam durar muito ;-)

 

@ http://www.tomilho-limao.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...