segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Bilharacos no forno

 




Ingredientes: 


1 Kg Abóbora menina
3 Colheres de sopa de Farinha de trigo
½ cálice de vinho do porto
5 Colheres de sopa de açúcar
Canela a gosto
1 Ovo
Raspa de um limão
Azeite


Preparação: 


Comece por descascar a abóbora. Corte-a em pedaços, coloque-a numa panela e cubra com água. Adicione uma pitada de sal e leve a cozer. Faça o teste do garfo, mas deixe pelo menos 30 minutos a cozer.
Depois de cozida, deixe-a a escorrer num saco de pano. Depois de arrefecida, amasse-a dentro do saco até ficar com uma consistência tipo puré e não sair praticamente água nenhuma. Entretanto coloque numa taça e reserve.
À abóbora adicione o açúcar, a raspa de limão, o ovo, a canela, a farinha e o vinho do porto. Envolva tudo com as mãos e vá analisando a consistência. É difícil de descrever a consistência assim, mas é importante que ela pareça escorregadia entre os dedos. (Se estiver muito massuda acrescente um ovo e vá equilibrando a textura adicionando mais um pouco de farinha). Num tabuleiro, pincele com azeite e com o auxilio de duas colheres de sopa faça os bilharacos e disponha-os sobre o tabuleiro. Leve ao forno pré aquecido a 180ºC e deixe-os 30 a 40 minutos. Depois disto numa taça coloque açúcar e canela e envolva-os. 

 

@daqui

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...