segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Batatas com Alheira e Grelos

 



Ingredientes (para 3 pessoas):



3 batatas grandes, novas

3 alheiras

1 molho de grelos de nabo

Azeite

Sal e pimenta



Preparação:



Corte uma tampa às batatas e vaze-as com o auxílio de um instrumento apropriado ou, na falta, com uma colher de sobremesa que tenha os bordos finos.

Deve deixar cerca de 1,5 cm de espessura das paredes e pode guardar o miolo retirado, dentro de água, para aproveitar para uma sopa ou puré.

Cubra as batatas escavadas com água fria e leve-as ao lume, com sal,

deixando ferver por cerca de 10 minutos. Escorra.

Preencha as cavidades das batatas com massa de alheira, uma alheira por cada batata* , salpique com pimenta e disponha numa assadeira. Regue tudo com um fio de azeite e leve a forno quente (180-190ºC) durante 30 a 40 minutos.

Disponha em redor das batatas os grelos de nabo que entretanto salteou rapidamente em azeite e leve de novo ao forno por mais 10minutos, de modo a que a gordura da alheira impregne bem a batata.

* Se não arranjou batatas de tamanho suficiente para que cada uma leve uma alheira dentro, claro que pode dividi-la por duas batatas mais pequenas, embora não tenha a mesma graça.

 

@ https://outrascomidas.blogspot.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...