quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Bolo de batata-doce

 


Ingredientes:



300g de puré de batata doce

250g de açúcar

5 ovos

1,5 dl de azeite

1,5 dl de água-mel* (ou melaço de cana)

125g de miolo de noz

125g de passas sem graínha

Vinho do Porto ou rum, q.b.

200g de farinha com fermento

1 pitada de sal



p/ recheio (Doce de batata-doce):



250g de puré de batata doce

250g de açúcar

4 gemas

Raspa do vidrado de 1 limão



Preparação:



Ponha as passas a macerar no Porto ou rum, um dia antes.

Descasque, parta em pedaços e coza em água, cerca de 750g*** de batata-doce de polpa amarela. Escorra bem  e passe por passe-vite ou espremedor, de modo a obter 550g de puré seco e misture com o açúcar. Reserve.

Separe claras e gemas de 5 ovos e bata as gemas com o puré açucarado, azeite e água-mel (ou melaço),  até obter uma mistura cremosa e fôfa.

Adicione então a farinha peneirada, depois as passas escorridas e a noz triturada fino,  mexa bem e, por fim, envolva na massa as claras batidas em castelo firme com uma pitada de sal fino.

Leve a forno bem aquecido a 190ºC, em forma untada e enfarinhada**, durante 12-15 minutos e depois a 150ºC por mais uma hora ou até estar cozido (palito).

Desenforme para o lado que preferir, deixe arrefecer por completo, corte em 3 andares e barre com doce de batata-doce frio, feito levando os ingredientes (as gemas sem a película) ao lume mexendo sempre até engrossar.

Decore se para tal tiver gosto e paciência e,  principalmente, delicie-se com estes sabores tradicionais num bolo "tradicional" acabado de nascer e que, seguramente, muito poucos provaram ainda.



Notas: *A água-mel é um xarope negro feito com a água evaporada de lavagem dos utensílios utilizados na cresta do mel pelos apicultores. É virtualmente impossível obtê-la em ambiente citadino e pode ser substituída na mesma quantidade por melaço de cana, à venda em dietéticas e grandes superfícies.

**Não encha a forma acima de metade pois o bolo cresce muito e derrama (o meu forno que o diga!)

***As quantidades que indiquei e que foram as que pensei serem sensatas e assim fiz, acabaram na verdade por dar, não um mas dois bolos. Pense nisso ao decidir que quantidade vai fazer.

 

@ https://outrascomidas.blogspot.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...