terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Broas de Mel

 


Estas broas são bolos de aproveitamento de restos de outros bolos, uma verdadeira reciclagem que as pastelarias faziam dos bolos que não se vendiam e que ficavam duros.
Por esse motivo, passaram de bolo muito comum a quase-raridade. Se, como eu, gosta muito de broas de mel e não as encontra com facilidade, pode fazê-las em sua casa de um modo muito fácil e guardá-las por muitos dias pois não endurecem.


Ingredientes:


Bolos duros farinados
Ovo
Manteiga
Mel
Vinho do Porto
Gema para pincelar


Preparação:



Junte numa tigela, um ovo, duas colheres de sopa de manteiga mole, três ou quatro colheres de sopa de mel, um cálice de vinho do Porto tawny e bolos duros previamente passados no triturador (ou, na sua falta, bolacha Maria esmagada). Se quiser, pode também juntar frutos secos ou cristalizados.


Amasse com a quantidade de bolo farinado necessária a formar uma massa trabalhável na pedra, sem pegar.

Forme umas bolas e achate-as, faça-lhes uns sulcos numa das faces, com os dedos, disponha-as num tabuleiro polvilhado de farinha, pincele com gema de ovo e leve a forno quente apenas o tempo necessário a começar a tostar, dando-lhe a sua cor dourada característica.

 

@ https://outrascomidas.blogspot.com

 

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...