terça-feira, 24 de maio de 2022

Arroz de frango no forno

 



Ingredientes

 

4 coxas de frango

1 cebola

1 dente de alho

1 folha de louro

1 fio de azeite

½ copo de vinho branco

3 cenouras

½ bacon fumado

½ chouriço de carne

1 lt de caldo de galinha

sementes de piripiri q.b.

1 colher (sobremesa) pimentão-doce

1 colher (café) canela em pó

noz-moscada q.b.

sal q.b.



Preparação

 

Num tacho, verta um fio de azeite e deixe aquecer. Adicione a folha de louro, a cebola e o alho picado, deixe alourar, regue com vinho branco e deixe evaporar um pouco. De seguida, acrescente as coxas de frango e aloure de ambos os lados. Acrescente as cenouras, o bacon e o chouriço, tudo cortado em pedaços. Adicione o piripiri, o pimentão-doce a canela e a noz-moscada, envolva bem.

Acrescente uma chávena do caldo de galinha e deixe cozinhar, durante 30-40 minutos, em lume brando. Se necessário, acrescente mais caldo.

Passado esse tempo, tire o tacho do lume. Retire as coxas de frango, as cenouras, o bacon, o chouriço e a folha de louro. Desfie o frango, corte as cenouras, o bacon e o chouriço em rodelas. Reserve o caldo.

No mesmo tacho, verta quatro chávenas do caldo reservado e do restante caldo de galinha e deixe levantar fervura. Adicione duas chávenas de arroz, uma pitada de sal, mexa bem e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos.

Entretanto, aqueça a forno a 200ºC.

Num tabuleiro de ir ao forno, coloque uma camada de arroz, por cima coloque o frango desfiado, o bacon, o chouriço e uma parte da cenoura às rodelas. Por cima, coloque mais uma camada de arroz. Disponha, por cima, as restantes cenouras às rodelas e enfeite com chouriço às rodelas e bacon às fatias.

Leve o tabuleiro ao forno, cerca de 15-20 minutos, até alourar.

 

@https://saboresdaminhacozinha.blogs.sapo.pt









Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...