A famigerada Tarte de Lamego... uma verdadeira tentação, uma receita da doçaria regional portuguesa à qual eu não resisto!
E este pedaço de mau caminho, mora aqui mesmo ao meu lado...é!
Lamego, cidade no norte de Portugal, situada no lindo distrito de Viseu, que fica a apenas 30Km da vila onde moro e é possuidora de uma grande riqueza histórica, cultural e... conhecida também pela sua gastronomia, na qual se destacam os seus presuntos e enchidos, o cabrito assado com arroz de forno, a produção de vinhos, nomeadamente o Vinho do Porto, de cuja Região Demarcada faz parte, e os vinhos espumantes: Raposeira.
Mas também pela sua Doçaria: os Peixinhos de Chila que eu amo de paixão, o Doce de Ovos, o Pão-de-Ló, sem esquecer os Pastéis "Lamegos", que me tiram do sério! O Biscoito da Teixeira que é uma verdadeira delícia nas suas duas versões: amarelo e o branco, o Leite Creme caseiro e por fim, mas não menos importante: a Tarte de Lamego!
É pecaminosa de tão doce, há quem a considere quase um pecado capital pela quantidade de açúcar (sugerida) que leva, mas doçaria é isso mesmo, doce, certo?
Desta vez não roubei uma única grama, não retirei nenhum ingrediente, esta é a receita que me foi dada, tal e qual como se faz numa das mais deliciosas pastelarias da cidade.
Ingredientes:
200g de Amêndoa sem pele
3 ovos inteiros + 6 gemas
400 g de açúcar granulado
100 g de açúcar em pó
180ml de água
1 casca de Limão (opcional)
1 base redonda de massa folhada de compra
Num tacho, deitar a água, os 400g de açúcar e a casca de Limão.
Levar ao lume e assim que começar a ferver, baixar um pouco a temperatura. Deixar atingir o ponto de fio. Cerca de 8-10Min. depois de começar a ferver.
Assim que atingir o ponto desejado, retirar imediatamente do lume, deitar a calda de açúcar num recipiente e deixar arrefecer durante 5 min., mexendo de vez em quando.
Num recipiente, colocar as 6 gemas e os 3 ovos inteiros.
Misturar bem.
Colocar sobre a calda de açúcar, um coador de malha fina e sobre este deitar o preparado das gemas e os ovos inteiros. Ir mexendo para que se incorporem na calda.
Assim que os ovos tenham passado para o recipiente, envolver a amêndoa, delicadamente.
Forrar uma tarteira de fundo amovível com a base de massa folhada, aproveito o papel vegetal para ajustar a massa à forma.
Com um garfo picar toda a base.
Verter a mistura preparada anteriormente e polvilhar, com 80g do açúcar em pó reservado.
Levar ao forno pré-aquecido a 200º/ 20Min.
A tarte estará pronta, quando a cor dourada predominar e uma capa se formar na superfície, devido ao açúcar em pó.
Retirar do forno e deixar arrefecer na totalidade.
Só depois, desenformar.
Polvilhar com os restantes 20g de açúcar em pó e servir.
Modo de conservação:
Em local fresco, mas NUNCA no frigorífico!
@ https://simplybycristina.blogs.sapo.pt