segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Polvo à lagareiro





2 polvos com cerca de 1kg
Batatas q.b.
15 dentes de alho
Salsa a gosto
Sal q.b.
Azeite q.b.
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de sumo de limão

Começar por cozer os polvos. No meu caso tive que cozer um de cada vez, porque não me couberam os dois em simultâneo na panela de pressão. Para cozer o polvo o ideal é ele estar congelado. De resto, basta passá-lo apenas por água, para quebrar aquele gelo mais forte, coloca-lo diretamente na panela de pressão, juntar uma chávena de chá de água, e fechar a panela. Não é preciso juntar mais nada. Nem sal, nem cebola. Levar a panela ao lume e depois de começar a ferver, deixar estar por 10 minutos. Desligar e retirar a pressão. Retirar o polvo e escorre-lo bem.

Enquanto isso, colocar um tacho com água bem temperada de sal ao lume, e depois de estar a ferver, juntar as batatas (de preferência pequenas) com casca, muito bem lavadas. Quando estiverem quase cozidas, retirar do lume e escorrer. Pegar em cada batata e dar-lhe um “murro”. Costumo com a batata pousada numa tábua, dar-lhe uma pancada com uma colher de pau, sem muita força, apenas a suficiente para a rachar.

Entretanto pôr o forno a aquecer entre os 200 e os 220ºC. Colocar os polvos no tabuleiro de ir ao forno, juntamente com as batatas.

Num outro tacho mais pequeno colocar azeite, generosamente e juntar 10 cabeças de alho esmagadas e as restantes picadas. Juntar uns pezinhos de salsa picada, a folha de louro e um pouco de sumo de limão. Levar ao lume e assim que começar a ferver regar o polvo e as batatas com este molho. Levar ao forno bem quente e deixar alourar muito bem. Servir de imediato.

Bom apetite!



Fonte original todos os direitos reservados a: as receitas la de casa

Queijadas de Cenoura - Muito saborosas, frescas, com leve aroma de laranja e muito simples de fazer....

  Muito saborosas, frescas, com leve aroma de laranja e muito simples de fazer....