quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Quadradinhos de canela





Este é um bolo muito simples e delicioso que comprovei pelo facto de ser sido "obrigada" a fazê-lo pela segunda vez esta semana. Um bolo não desaparece assim simplesmente... principalmente se não for bom. Óptimo para o lanche pois não é daqueles bolos que se rejeitam após uma fatia, reconfortante e fofo, o exemplo pleno da moderação.

Ingredientes:

3 ovos grandes
200 gr de açúcar normal + 40 gr de açúcar amarelo
125 gr de manteiga
250 gr de farinha
1 c. de sobremesa de fermento em pó
1 c. de sobremesa de canela moída bem cheia
1 pitada de noz moscada moída
1 dl de leite frio

Como fazer:

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa tigela bater bem os ovos inteiros com os açúcares até ficar um creme aveludado e fofo. Adicionar a manteiga derretida ligeiramente arrefecida à mistura com cuidado, mexendo sempre. À parte misturar a farinha, o fermento, a canela e a noz moscada e adicionar estes ingredientes à mistura, aos poucos, peneirando-os e a alternando com a adição do leite. Bater para uniformizar apenas um pouco. Colocar a mistura num tabuleiro baixo (usado para brownies por exemplo) previamente untado com manteiga e enfarinhado e levar ao forno cerca de 35 min. Ao fazer o teste do palito este tem que sair seco e sentir-se a massa compacta ao furá-la.

Notas:

-Para intolerantes à lactose (como eu): para fazer esta receita é necessário utilizar uma manteiga sem lactose, por exemplo da marca MinusL que eu adoro, pois tem um sabor óptimo tanto para usar em receitas como para barrar no pão, e um pacotinho tem 125 gr que é o ideal para este bolo (deixe de parte um bocadinho da manteiga para barrar o tabuleiro); o leite também precisa de ser especial e para este caso eu recomento o 0% lactose da mimosa que é delicioso e o sabor é igualzinho ao leite de vaca normal, para além de ser bastante confiável.

-Recomendo firmemente polvilhar com açúcar em pó depois do bolo pronto e arrefecido. 


Fonte original todos os direitos reservados a: http://melpintado.blogspot.com

Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...