quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Sericaia

 


Ingredientes:

6 ovos L
150 g de açúcar
60 g de farinha de trigo sem fermento
500 ml de leite
1 pitada de sal
1 pau de canela
3 cascas de limão
Canela em pó q.b.


Preparação: 


Num tacho colocar o leite, as cascas de limão, o pau de canela e a pitada de sal. Levar ao lume até levantar fervura. Retirar do lume e deixar arrefecer (amornar). Rejeitar as cascas de limão e o pau de canela, coar e reservar.
No tacho anteriormente usado, colocar a farinha de trigo e adicionar um pouco do leite reservado. Mexer com uma vara de arames até a farinha dissolver completamente. Juntar o restante leite, misturar e reservar.
Separar as claras das gemas.
Bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura cremosa e esbranquiçada. Juntar ao preparado do tacho e misturar.
Levar ao lume médio mexendo sempre e energicamente com uma vara de arames até a mistura engrossar e começar a ferver. Retirar do lume, transferir para uma taça e deixar arrefecer (amornar).
Ligar o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo. Juntar as claras aos poucos ao creme reservado envolvendo com cuidado com uma vara de arames.
Colocar o creme num prato de barro com cerca de 30 cm de diâmetro. Polvilhar a superfície com canela em pó a gosto e levar ao forno durante 40 minutos.
Servir depois de frio.



Sugestão: Tradicionalmente a siricaia é servida acompanhada com compota de ameixas de Elvas, existindo contudo outras formas de acompanhamento. Eu sugiro servir acompanhado de morangos cortados, gelado de baunilha e compota de morangos. Fica uma combinação excelente.

 

Fonte original todos os direitos reservados a: https://augustodoces.pt

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...