A arte de conservar castanhas em calda é uma receita milenar que se transmite há gerações na minha família e não só. Quando não havia eletricidade e nalgumas regiões as pessoas viviam exclusivamente de seus produtos, além de consumi-los frescos, precisavam conservá-los o maior tempo possível.
Ingredientes
1kg de castanhas
500 g de açúcar
1 litro de água
200 ml de rum (a receita original é aguardente, mas o rum deixa as castanhas mais saborosas)
1 pau de canela
5 cravinhos
Preparação
Retire a casca das castanhas e coloque-as num passador de rede por cima de uma panela de água a ferver (sem as mergulhar, vão só apanhar o vapor).
Comece a descascar as castanhas e quando terminar as dez primeiras acrescente mais 10 no passador.
Repita até terminar de descascar todas as castanhas.
Numa panela, ferva a água com o açúcar, a canela, os cravinhos e o rum por 5 minutos.
Lave os frascos de vidro onde vai fazer a conserva e encha-os com castanhas, arrume-as para preencher todos os espaços, mas não precisa pressioná-las senão eles partem-se.
Filtre o xarope.
Encha os frascos com a calda até que todos as castanhas estejam cobertas.
Lave as tampas e aperte-as bem nos frascos para que não se desenrosquem durante a fervura.
Coloque os frascos bem fechados numa panela, tome cuidado para não deixar espaços, caso contrário eles partem-se durante a fervura, coloque alguns panos entre os frascos para preencher os espaços. Podem ser panos de cozinha ou um tecido velho que tenha disponível.
Cubra os frascos com água até dois a três dedos acima das tampas, cubra a panela com a tampa e coloque-os a ferver em lume alto.
Assim que começarem a ferver, coloque-os em lume baixo e ferva sempre com a tampa durante 90 minutos. Depois desligue e deixe arrefecer.
Quando a água arrefecer, retire os frascos e guarde-os na despensa.
@https://nonnaclaudia.com