terça-feira, 5 de março de 2024

Flávio Furtado ensina a fazer a sua Receita de Bacalhau preferida!

 


Há receitas que têm História. É o caso do Bacalhau à Gomes de Sá. Sabia que este prato recebeu o nome do seu criador? Afinal, o autor desta receita tradicional de peixe é José Luís Gomes de Sá Júnior, filho de um comerciante do Porto. 

A receita que apresento hoje utiliza todos os ingredientes do prato confeccionado no começo do século XX, havendo apenas a exceção do leite. Entretanto, a receita tem sido aplicada a outros alimentos, como o polvo. 

Siga, então, todos os passos da preparação de um Bacalhau à Gomes de Sá, para uma refeição deliciosa....

 

Ingredientes:

– 200 gr de bacalhau demolhado desfiado
– 200 gr de batatas
– 1/2 cebola
– 1 ovo
– Flor de sal q.b.
– Azeite q.b.
– Azeitonas para decorar

 
Preparação:

Em primeiro lugar, coza o bacalhau, em lume alto, por 25 minutos. Escorra o bacalhau e reserve. Numa panela à parte, coza as batatas, cortadas ao meio, em lume alto por cerca de 25 minutos também. 

Nos últimos 10 minutos acrescente um ovo inteiro. Entretanto, retire a pele das batatas e corte-as em rodelas. Descasque o ovo e a cebola e reserve.


Numa travessa de servir, coloque as batatas, por cima o bacalhau, a cebola cortada em meias luas, o ovo cortado em 4 partes iguais e por fim as azeitonas. Regue com azeite e tempere com um pouquinho de flor de sal.


Sirva de imediato, ou se preferir leve ao forno a gratinar.

 

@ https://amodadoflavio.pt











Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...