sábado, 2 de fevereiro de 2019

Molotof sem forno... fica divinal! E sai sempre bem, nunca baixa!





Ingredientes: 16 claras; 8 colheres (sopa) de açúcar; 14 folhas de gelatina; caramelo q.b..



Preparação: Ponha as folhas de gelatina a demolhar em água fria, enquanto vai batendo as claras com o açúcar e um pouco de caramelo.

Leve a gelatina já escorrida a derreter em banho maria e deixe arrefecer um pouco.

Adicione agora a gelatina ás claras e bata novamente.

Passe a forma por água fria e barre com caramelo, coloque o preparado e leve ao frigorífico no mínimo por 3 horas para que solidifique bem.

Quando desenformar, decore com ovos moles.



Este molotof fica bastante grande, caso não queira fazer tão grande opte por fazer metade da receita.





Receita de Ovos Moles
Ingredientes


Gema – 8
Açúcar – 150gr (+/- 8 Colheres de Sopa)
Água – 150ml


Instruções


Começa por tratar do açúcar, num pequeno tacho junta o açúcar e a agua e leva ao lume, vais aquecer o açúcar até atingir o Ponto Estrada até o Ponto Rebuçado (Depende do gosto pessoal, da doçura e caramelização que queres), o preferível é um ponto intermédio tipo Ponto de Espadana, depois de atingires o ponto retira do lume.
Agora numa panela a parte põe as gemas batidas em lume brando, e vai-se deitando aos poucos o açúcar morno nas gemas, mexendo sempre com uma colher de pau até atingir a espessura necessária (levanta a colher com o preparado e este deve ser bastante espesso e escorrer com dificuldade), se passares a colher pelo fundo e vires o fundo, então não cozinhes mais esse é o ponto máximo que deves cozinhar as gemas.

 Foto: Bernardina Ferreira

Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...