sábado, 23 de fevereiro de 2019

Torta com recheio de chocolate


Ingredientes 

4 ovos
100 g de açúcar
100 g de farinha de trigo
Sumo de uma laranja
Raspa de uma laranja
1 colher de chá de fermento em pó
50 g de margarina amolecida
Açúcar para polvilhar
Para o recheio:
75 g de chocolate negro
50 de açúcar em pó
75 g de margarina amolecida


Preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Separe as gemas das claras. Bata as claras em castelo e reserve no frigorífico.


Numa batedeira eléctrica, bata na velocidade média as gemas de ovo juntamente com o açúcar e a raspa da laranja até obter uma mistura bastante cremosa. Adicione a margarina amolecida e o sumo da laranja e misture cerca de 2 a 3 minutos. Reduza para a velocidade mínima, adicione a farinha misturada com o fermento em pó e bata até ficar uma mistura homogénea e cremosa. Depois de tudo muito bem batido, envolva com cuidado com uma espátula as claras em castelo.

Forre um tabuleiro (36 x 30 centímetros) com manteiga e papel vegetal e espalhe a massa por cima com a ajuda de uma espátula. Leve ao forno cerca de 15 minutos até dourar ligeiramente (o tempo depende do forno).

Quando o bolo estiver cozido, retire do forno e polvilhe o bolo com açúcar. Coloque um pano sobre o bolo e vire sobre a mesa. Retire o tabuleiro e descole com cuidado o papel vegetal. Corte com uma faca as bordas do bolo. Com a ajuda do pano, enrole o bolo com cuidado de um lado ao outro; reserve.

Para o recheio:
Coloque o chocolate partido aos bocados numa tigela e derreta no micro-ondas.

Numa batedeira eléctrica, bata na velocidade média o açúcar em pó e a margarina amolecida até obter uma textura cremosa e homogénea. De seguida, adicione o chocolate derretido, sem parar de bater.

Desenrole o bolo e espalhe o creme com uma espátula. De seguida, enrole novamente devagar para o bolo não partir (retire o pano à medida que for enrolando). Coloque a torta numa torteira e sirva.


http://www.receitasdeportugal.com

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...