quinta-feira, 11 de dezembro de 2025
A textura delicada deste Bacalhau conquista-nos à primeira garfada. Este é um prato icónico na sua versão original.
Ingredientes:
350 g bacalhau cru demolhado
250 g cenouras descascadas
250 g cebolas descascadas
1 c. sopa azeite
5 c. sopa manteiga
1 c. sopa banha de porco
1 litro leite + 200 ml para amolecer pão
2 papo secos
80 g farinha
8 gemas de ovo
sal e pimenta q.b.
pão ralado q.b.
queijo parmesão q.b.
Confecção:
Demolhe os papo-secos com o leite reservado para o efeito.
Triture individualmente a cebola, depois a cenoura e finalmente o bacalhau cru.
Refogue a cebola e a cenoura numa colher de sopa de azeite, uma de banha e uma de manteiga durante 5 minutos, mexendo. Depois junte o bacalhau e envolva. Retire do lume e envolva o pão demolhado, muito bem.
Faça o béchamel: derreta as restantes 4 colheres de sopa de manteiga e junte de uma só vez a farinha, mexendo e deixando cozer um pouco. Depois junte pouco a pouco o leite quente, batendo muito bem para não formar grumos. No final retire do lume, junte as gemas desfeitas e tempere com sal e pimenta.
Junte metade do béchamel à mistura de bacalhau e coloque essa mistura num prato de forno untado com azeite ou manteiga. Alise o topo e cubra com restante béchamel.
Polvilhe com pão ralado e parmesão ralado na hora, em partes iguais. Adicione algumas nozinhas de manteiga por cima e leve a forno pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos, até gratinar.
Sirva com salada verde.
Pudim de Natal
Ingredientes • 1 lata de leite condensado • 300 ml de natas • 400 ml de leite • 30 g de gelatina sem sabor hidratada • 8 morangos • 1 kiwi...