quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Argolinhas fritas de abóbora - uma delicia para o seu Natal!







500 g de farinha

70 g de açúcar

50 ml de óleo

25 gr de fermento de padeiro

uma pitada de sal

Casca de uma laranja ralada

Casca de um limão ralado

300g de abóbora cozida

1 ovo

óleo para fritar,

açúcar granulado q.b.



Cozinhe a abóbora ao vapor e esmague-a com um garfo ainda quente. Numa tigela adicione a farinha, o açúcar, o fermento e misture bem. Adicione a abóbora, o resto dos ingredientes e trabalhe bem até obter uma mistura homogénea. Pode ter de adicionar um pouco mais de farinha, depende da humidade da abóbora. A massa fica macia, mas é mesmo assim. 

Cubra com película de plástico, mas não pode ficar em contacto com a massa para permitir que ela suba. Coloque num sitio quente, demora pelo menos uma hora a levedar (irá duplicar em volume). Coloque a massa sobre a superfície de trabalho, bem polvilhada com farinha (cerca de 1 cm de espessura) e corte rodelas de massa com cerca de 8 cm de diâmetro com o centro perfurado. ( pode utilizar um copo grande e um pequeno para fazer os cortes) Cubra com um pano e deixe crescer mais uma hora. Frite em bastante óleo quente até dourar. Deixe escorrer em papel absorvente e passe-os por açúcar granulado.

Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...