quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Bolachinhas de manteiga para oferecer no Natal





Ingredientes
Farinha sem Fermento – 200gr
Manteiga – 100gr
Açúcar – 100gr
Ovo – 2
Instruções

Numa tigela junta o ovo, a manteiga amolecida e o açúcar, bate tudo bem até obteres um creme bem aveludado.

Depois peneira a farinha para dentro da taça e volta a misturar desta vez com uma colher de pau e depois com as mãos até obteres uma bola

Leva a bola de massa para o frigorífico por pelo menos 1 hora ou de um dia para outro se fores fazer os biscoitos no outro dia, tu fazes isto para garantir que a manteiga volta a solidificar assim depois ao assar os biscoitos os desenhos ficam bem formados se a manteiga estiver amolecida os biscoitos vão derreter um pouco antes de assar completamente e vão ficar “desfigurados”.

Quando estiveres pronto a fazer pré-aquece o forno a 160ºC, tira um pedaço da massa (guarda o resto da massa no frigorífico), estende até uns 3 ou 4 mm de altura e depois usa as formas de biscoito para cortar e moldar, dispõe estas num tabuleiro forrado de papel anti-aderente.

Depois leva ao forno por uns 10 a 15 minutos, se os biscoitos começarem a mudar de cor então o forno está demasiado alto ou os biscoitos estão já mais do que assados! Devem ficar bem claros .

Retirar do forno e deixar arrefecer, eles vão ficar mais estaladiços ao arrefecer…


Depois de frios pincela com glacê. 

Para o glacê junta três colheres de sopa de açúcar em pó com algumas gotas de sumo de limão. Mistura-se bem, pincela-se as bolachinhas e deixa-se solidificar. 



Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...