Esta tarte cremosa de maçã, feita com creme inglês, vai certamente fazer sucesso. Ela leva maçãs picadas na massa e na decoração por cima.
Ingredientes
Manteiga para untar
Para o Creme Inglês
250 ml de leite
3 gemas
50 g de açúcar
15 g de amido de milho
1 pau de canela
Para a massa
200 ml de óleo de girassol
160 g de farinha de trigo
240 g de açúcar
2 ovos
2 maçãs
1 colher de chá de fermento em pó
2 colheres de sopa de açúcar baunilhado
Para a Decoração
2 maçãs
Geleia de alperce
Ferva o leite com o pau de canela e deixe em infusão. Misture as gemas com o açúcar e o amido de milho; adicione o leite, mexa e coe se houver grumos. Cozinhe, mexendo sempre, até engrossar.
Descasque as maçãs e corte-as em cubos. Bata o óleo com o açúcar e adicione os ovos um a um; adicione a farinha peneirada, o fermento em pó e o açúcar baunilhado e bata; adicione as maçãs.
Por fim, adicione o creme morno e mexa. Forre o fundo de uma forma redonda, de preferência de fundo amovível, com um disco de papel vegetal. De seguida, unte o papel e as laterais com manteiga.
Verta a massa preparada na forma e bata-a algumas vezes na bancada para a nivelar. Descasque as maçãs para decoração e retire os caroços. Corte-as em meias-luas finas.
Distribua as maçãs sobre a massa, sobrepondo-as ligeiramente e formando círculos concêntricos. Pré-aqueça o forno a 180°C (350°F) e coza a tarte durante cerca de 40 a 50 minutos. Se começar a dourar muito rapidamente, cubra-a com papel vegetal.
Retire a tarte do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme. Aqueça a geleia numa panela até que fique mais líquida e pincele sobre a superfície da tarte para obter um acabamento brilhante. Sirva.
