sábado, 30 de junho de 2018

6 receitas de pudins que fazem sempre um enorme sucesso






Estas receitas são simplesmente divinais, rápidas e muito fáceis de fazer.... experimente!



 

 

Pudim de coco

 

Ingredientes: 500 ml. de leite;150 gr. de coco; 8 ovos; 1 lata de leite condensado; 170 gr. de açúcar ou caramelo de compra.



Preparação: Com a batedeira misture o côco ralado, o leite condensado, o leite e os ovos inteiros, deixe bater até que fique uma mistura homogénea.

Verta a mistura anterior para a forma já barrada com o caramelo e depois leve ao forno em banho maria, durante aproximadamente 1 hora. Se a forma não tiver tampa, tape com folha de alumínio.

Espete o palito para verificar se está cozido, retire do forno e deixe arrefecer dentro do banho maria.

Leve ao frigorífico.

Desenforme e decore a gosto.



Esta sobremesa tem uma particularidade, a massa mesmo depois de misturada, o coco acaba por se juntar todo, desintegrando-se do resto da massa como podem verificar nas fotos.

Fonte original todos os direitos reservados a: https://pelacozinha.blogs.sapo.pt

 

 

 

 


Pudim Abade de Priscos


Ingredientes:
400 gr açúcar (a receita original indica 500 gr)
400 ml água (a receita original indica 500 ml)
50 g de toucinho de presunto, de preferência de Chaves ou Melgaço (usar só a parte branca, da gordura do toucinho, não usem manteiga ou outra gordura, pois o resultado será completamente diferente)
15 gemas de ovo
1 cálice de vinho do Porto (0,5 dl) de boa qualidade
3 casquinhas de limão (a receita original indica 1)
1 pau de canela
200 gr de açúcar para fazer o caramelo para barrar a forma (vi algumas receitas que indicavam 150 gr de açúcar, deixo à vossa consideração)

Preparação:
Levar num tacho a água ao lume e, assim que ferver, juntar os 400 gr de açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho cortado em tiras finas. Deixar ferver até atingir ponto de espadana (120º). Depois de pronta, deixar a calda de açúcar arrefecer um pouco e passá-la por um coador fino, onde ficam retidas as tiras de toucinho, o pau de canela e as cascas de limão.
À parte, bater 15 gemas, depois de passadas por um passador de rede fina para retirar os resíduos de clara de ovo. Juntar o cálice de vinho do Porto às gemas e voltar a bater bem com vara de arames ou um garfo até ficar em "meio ponto", ou seja, bem batidas, como se fosse para ovos mexidos, mas sem formar muita espuma.
Verter a calda de açúcar em fio nas gemas. Misturar tudo e verter na forma previamente untada com o caramelo líquido que se fez com os 200 gr de açúcar. Tapar a forma e colocá-la num tabuleiro em banho maria. Eu li uma dica do Chef Ernâni Hermida que indicava que a água do banho maria devia estar acima do nível do pudim que está dentro da forma, para que a cozedura seja uniforme. Segui esta dica porque achei que fazia sentido e o certo é que a consistência do pudim ficou perfeitamente homogénea e aveludada.
Levar o tabuleiro com o banho maria e a forma tapada ao forno pré aquecido a 200º durante uma hora (várias receitas indicam cerca de 40 minutos, mas no fim desse tempo o pudim não estava cozido)
O pudim deve ser desenformado quando estiver quase frio ou mesmo frio para não se desmanchar.

Fonte original todos os direitos reservados a: http://paparocadeliciosa.blogspot.com

 

 

 

Pudim de leite com maracujá 


Ingredientes:


5 ovos, 1 lata de leite condensado, 2 dl de leite, calda 2 maracujas, 1/2 dl de água, 50 g de açúcar, caramelo líquido q.b.


Preparação:


1. Ligue o forno a 180 graus. Unte uma forma de pudim com caramelo líquido.


2. Pudim: Numa tigela, misture os ovos, com o leite condensado e o outro leite. Verta o preparado de ovos na forma e leve a cozer no forno já quente em banho-maria, durante cerca de 45 minutos.


3. Quando o pudim estiver cozido, retire do forno e deixe arrefecer completamente para desenformar. Calda: Leve ao lume um tachinho com a água e o açúcar, quando ferver adicione a polpa dos maracujás e deixe ferver mais uns minutos. Retire do lume e deixe arrefecer.


4. Já com o pudim desenformado, regue com a calda de maracujá



Fonte original todos os direitos reservados a: http://www.vip.pt

 

 

 

 

Pudim de Batata Doce

 


225 gramas de açúcar
150 gramas de batata-doce
1 ovo
2.5 dl de leite
1 colher de sopa de margarina
1 1/2 de sopa de farinha
raspa de 1 limão
2 colheres de sopa de vinho do Porto
1 colher de café de canela em pó
raspas finas de limão q.b

Preparação

Assim, para dar inicio à receita de Pudim de Batata-Doce, deve começar por cozer as batatas. Depois de cozidas triture-as.

Entretanto, numa caçarola, coloque 130gr de açúcar e salpique-a com umas gotas de água. Leve a lume brando, até conseguir obter o chamado “ponto de caramelo”. Assim que obtiver o caramelo, espalhe-o pelo interior da forma e reserve. Pode, agora, ligar o forno a uma temperatura de 190ºC para que este vá aquecendo.

Agora, é altura de misturar o puré de batata, anteriormente obtido, com o restante açúcar, e misture muito bem. Pode acrescentar todos os outros ingredientes, e bata tudo muito bem.

Assim que o preparado estiver pronto, pode deitá-lo para dentro da forma e leve-o ao forno, em banho-maria, durante mais ou menos uma hora.

Quando o pudim estiver cozido, retire-o do forno, deixe arrefecer um pouco e desenforme.

Para a decoração do pudim, utilize as raspas finas de limão.

Está pronto a servir!


Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.receitasja.com/receita-de-pudim-de-batata-doce/#









Pudim de Bolacha Maria



Ingredientes:
1 litro de leite
1/2 pacote de bolacha "maria"
8 colheres de sopa de açúcar
2 carteiras de pudim "mandarim"
3 ovos
Caramelo líquido q.b.




Preparação:
Deite o leite e as bolachas tipo "maria" num tacho e leve ao lume.
Entretanto à parte, bata energicamente com uma vara de arames, o açúcar, as duas carteiras de pudim e os ovos até ficar tudo bem ligado.
Quando o leite e as bolachas começarem a ferver, adicione o preparado anterior e mexa tudo com a vara de arames até começar novamente a ferver e a engrossar e as bolachas ficarem desfeitas.
Retire do lume.
Barre uma forma de pudim com o caramelo líquido, deite o preparado na forma e leve ao frigorífico durante umas horas.
Na hora de servir, desenforme e decore a gosto.

Fonte original todos os direitos reservados a: http://temperosdaiza.blogspot.pt








Pudim de natas e limão

É básico, básico! Basta misturar na liquidificadora 6 ovos com 2 pacotes de natas, 1 chávena e 1/2 de açúcar, 1 colher bem cheia de maisena, sumo de 1 limão e só uma casquinha dele (uma casquinha boazinha, do tamanho de uma colher de sopa). Como de costume, coze em banho-maria, em forma untada com caramelo líquido, durante 45 minutos. Aguente-se a gula e só se desenforme depois de algumas horas no frigorífico.

Fonte original todos os direitos reservados a: http://apanificadoraribeiro.blogspot.pt







Receita de Bolo Podre Alentejano

  Ingredientes  Farinha – 250gr Açúcar Amarelo – 130gr Ovos – 6 Azeite – 250ml Mel – 250ml Aguardente – 50ml Laranja – 1 (Raspa) Canela – 1 ...