Massa:
8 ovos
180 g de açúcar
1 colher de chá de fermento em pó
160 g de miolo de noz moído
Metades de noz q.b.
Doce de ovos:
300 g de açúcar
300 ml de água
12 gemas
2 pedaços de casca de limão
Massa:
Bata as c
laras em castelo firme. reserve.
Com a batedeira, bata bem as gemas com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Nessa altura, junte o fermento em pó e o miolo de noz moído. Por fim, envolva as claras em castelo. Misture bem com uma vara de arames.
Unte com margarina e forre com papel vegetal um tabuleiro com 30 por 30 cm. Unte-o também com mais um pouco de margarina e verta dentro a massa. Leve a cozer a 190ºC, durante cerca de 30-40 minutos.
Coloque uma folha de papel sobre uma superfície plana e polvilhe-a abundantemente com açúcar. Disponha em cima a massa e passe cuidadosamente por cima um rolo da massa. Recheie com metade (ou 2/3) do doce de ovos. Enrole cuidadosamente com a ajuda do papel e deixe arrefecer. Cubra com o restante doce de ovos e decore com metades de noz.
Doce de ovos:
Leve ao lume a água com o açúcar e a casca de limão, mexa até que o açúcar se dissolva e deixe fazer uma calda. Após isto, deixe arrefecer um pouco.
À parte bata as gemas com um garfo e adicione-as à calda, a pouco e pouco e envolvendo sempre com uma vara de arames. Leve novamente ao lume, mexendo sempre até engrossar um pouco.
Fonte original todos os direitos reservados a: https://narwencuisine.blogspot.com