segunda-feira, 23 de abril de 2018

Arroz de tamboril à moda Algarve


Ingredientes:
1 tamboril fresco
1 cebola grande
2 dentes de alho
3 tomates
Arroz agulha
1 folha de louro
1 cálice de vinho branco
Coentros
Azeite
1 caldo de marisco


Preparação:
Cozer a cabeça do tamboril e o fígado ( muito importante, porque o fígado dá muito gosto ao arroz e também serve para ver se o tamboril é fresco, se não tiver rejeite)com água e sal. Depois de cozido, limpar de espinhas e peles e reservar. Reservar também a água da cozedura.
Entretanto,partir o resto do tamboril em cubos e temperar com um pouco de sal.
Fazer um refogado com a cebola, os alhos, a folha de louro, o azeite. Quando a cebola estiver translucida acrescentar os tomates partidos aos bocadinhos, coentros picados, o vinho branco e uma pitada de pimenta, tapar e deixar apurar mexendo de vez em quando. Quando o refogado estiver apurado, retirar a folha de louro.
Juntar ao preparado anterior a água da cozedura do tamboril na quantidade que ache necessária para cozer a quantidade de arroz pretendida, de forma a que fique com caldo. Se sobrar alguma água não a deite fora pois pode vir a ser necessário acrescentar calda ao arroz. Rectifique o sal. Acrescente o arroz e o tamboril, e deixe cozer. É nesta altura, que se acrescenta os bocadinhos de tamboril que se aproveitou da cabeça, e o fígado esfarelado.Por fim apague o lume, não deixe o arroz cozer muito, e acrescente um molho de coentros picados. Tape o tacho e deixe apurar mais 2 ou 3 minutos antes de servir.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://tesourosdairene.blogspot.pt

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...