Ingredientes
1 pato inteiro
 1 laranja, em sumo
 1 boa pitada de alho moído
 1 pitada de pimenta
 Sal q.b.
 1 cebola
 2 dentes de alho
 2 cenouras grandes
 4 linguiças finas
 100 ml de vinho branco
 3 chávenas de arroz carolino
 6 chávenas de água 
 
 Preparação
  
 
Comece por temperar o pato, por dentro e por fora, com sal, pimenta e alho moído. Pincele com o sumo de laranja e leve ao frigorifico durante a noite. 
 
  
No dia seguinte, transfira o pato para um tabuleiro com grelha – para que o pato ao assar deixe escorrer a gordura. Leve a assar, no forno previamente aquecido a 180ºC durante 2 horas (aproximadamente). 
 
 
Quando o pato estiver assado, retire-o do forno e deixe-o arrefecer um pouco. 
 
 
Descarte peles e ossos e desfie a carne. 
 
 
Numa caçarola grande, adicione 3 colheres de sopa da gordura que o pato largou durante a assadura (que ficou no tabuleiro). Aqueça e junte-lhe a cebola e os dentes de alho, ambos bem picados. Deixe murchar e junte o vinho. Tempere de sal e pimenta e deixe ferver em lume brando até o caldo estar apurado, e o sabor a vinho completamente evaporado. Depois, acrescente as linguiças (sem pele e em rodelas) e a cenoura em cubos pequenos. 
 
 
Acrescente a água (cerca de 6 chávenas – tem de ser suficiente para as 3 chávenas de arroz ). Deixe ferver, em lume brando, e vá provando, retificando os temperos e acrescente água se necessário. Quando o arroz estiver cozido, desligue e junte-lhe o pato desfiado, envolvendo delicadamente para distribuir bem a carne. 
 
 
Num tabuleiro de forno grande, coloque o preparado de pato e arroz e leve ao forno, previamente aquecido, a 180ºC até que fique dourado e crocante. 
@http://www.marinhave.pt 
 
