sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

TARTE DE ABÓBORA COM CANELA





Ingredientes:
Para o doce de abóbora:
1 Kg de Abóbora (descascada e cortada em cubos)
800 g de Açúcar
2 paus de Canela
Q.b. de Canela em pó

Para a base da tarte:
2 pacotes (400 g) de Bolacha Maria torrada
180 g de Manteiga derretida + manteiga para untar a forma
600 g de Queijo creme (tipo Philadelphia) (à temperatura ambiente)
50 g de Açúcar em pó
2 Claras
1 Limão (apenas o sumo)

Modo de fazer:

Para o doce de abóbora:
Coloque num tacho a abóbora com o açúcar e os paus de canela e deixe por cerca de 30 minutos, até ganhar um pouco de calda. Leve ao lume até fazer ponto de estrada. (Verifica-se quando, ao colocar um pouco de doce num pratinho e deixando arrefecer um pouco, passar o dedo e no centro se “abrir uma estrada”). Retire do lume e deixe arrefecer.

Para a base da tarte:
Pique as bolachas Maria bem picadas, até apresentarem o aspecto de uma farinha.
Misture as bolachas picadas com a manteiga derretida e forre com esta mistura a base e as laterais de uma tarteira de fundo móvel (previamente untada), pressionando bem. Leve a base ao frigorífico enquanto prepara a restante receita.

Desfaça bem o queijo creme (à temperatura ambiente) e misture o sumo de limão. Junte o açúcar em pó e as 2 claras batidas em castelo bem firme. Adicione cuidadosamente uma chávena de chá de doce de abóbora, misture e coloque esta base de queijo por cima da bolacha. Leve de novo ao frigorífico, até solidificar. Cubra com cerca de mais uma chávena de doce de abóbora e sirva polvilhada com um pouco de canela.

Delicie-se!



Fonte: daqui



Queijadas (rápidas) de limão

  Ingredientes: 500g de açúcar 4 ovos 1 colher de sopa de manteiga derretida 1 limão (raspa) 100g de farinha 1/2 L de leite P...