domingo, 16 de dezembro de 2018

Bolo de batata doce.... uma maravilha!



Ingredientes:

*500 grs de pure de batata doce
3 ovos médios
80 grs de manteiga amolecida
1 1/4 de chávena de farinha de trigo
1 1/2 de chávena de açúcar
200 ml de leite de coco
100 grs de coco ralado
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de preparação:
No liquidificador, bata as gemas, a manteiga, o açúcar e o leite de coco, até ficar uma mistura homogénea. Despeje essa mistura em numa taça grande, acrescente a baunilha, o puré de batata doce, o coco ralado, a farinha de trigo e mexa com um fouet até ficar uma massa bem homogénea e encorpada. Bata as claras em castelo e envolva-as delicadamente à massa. Por último, acrescente o fermento em pó. Unte e enfarinhe uma forma, despeje a massa sobre ela e leve ao forno pré aquecido a 180°c por cerca de 40 minutos. Eu gosto sempre de cobrir a forma com uma folha de papel alumínio na metade do tempo do cozimento, porque a massa cozinha igualmente, sendo assim, a superfície e as laterais do bolo não ficam escuras. Retiro o papel alumínio 5 minutinhos antes de desligar o forno para fazer o teste do palito e verificar se ele está douradinho. Desligo o forno, retiro o bolo e deixo arrefecer para desenformar.


* Eu cozinhei a batata doce com a casca na panela de pressão durante 20 minutos. Descasquei e amassei as batatas com um garfo. O puré tem que render 500grs, portanto você terá de cozer cerca de 600 grs de batata doce com casca, depois de retiradas as cascas o peso vai diminuir.


http://www.receitasdeportugal.com

Receita de Bolo Podre Alentejano

  Ingredientes  Farinha – 250gr Açúcar Amarelo – 130gr Ovos – 6 Azeite – 250ml Mel – 250ml Aguardente – 50ml Laranja – 1 (Raspa) Canela – 1 ...