quinta-feira, 29 de março de 2018

Cabrito dos Estevais (Mogadouro) assado no forno com batatinha.




Receita da minha irmã Edite:
Então aí vai a minha técnica para assar o cabrito:
Um cabritinho com o peso de 5 a 6 Kg de preferência criado nas encostas dos nossos montes.
Depois de limpo de gorduras cortar três ou quatro limões às rodelas, espremer para os pedaços de cabrito e deixar repousar meia hora a ¾ de hora juntamente com oa restos do limão espremido.
Entretanto prepara-se um polme com massa de pimentão, massa de alho, sal, pimenta, alecrim e margarina liquida.
Secam-se os pedaços do cabrito com papel de cozinha e barram-se com o polme um a um, junta-se um bom ramo de salsa, folhas de louro e fica +/-12 horas em repouso no frigorifico.
Vai ao forno juntamente com a batata a salsa o louro, de preferência em assadeira de barro preto e regado com azeite transmontano Quando a carne estiver a ficar meia assada e douradinha rega-se com vinho branco, isto é, ´constipa-se o cabrito’. Volta ao forno mais um pouco até o vinho evaporar. De seguida vira-se e assa do outro lado. É conveniente ir regando com o molho. Quando a carne está assada eu retiro para as batatas ficarem no ponto. Corto a carne e volto a por no forno mais uns minutos para ir quentinha para a mesa. Acompanha com arroz de forno feito com os miúdos do cabrito e grelos da ‘devesa’ salteados com alho.
Se não for possível eu provar para avaliar espero que digam qual foi o resultado.
Mão à obra e bom apetite.


Fonte original todos os direitos reservados a: Forum de Carvicais

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...