quinta-feira, 29 de março de 2018

Cavacas de Resende






Esta delícia da doçaria tradicional, conhecida desde tempos imemoriais, ainda é feita, por regra, à moda antiga, mexida à mão e cozida nos fornos alimentados a lenha, tal como faziam no tempo dos nossos avós.
A Cavaca, que mede cerca de 5 cm de comprimento por 2,5 cm de largura e 2 cm de espessura necessita para a sua confeção de apenas três ingredientes: ovos, farinha e açúcar. A receita para 12 cavacas é a seguinte:

Delicie-se!



INGREDIENTES


MASSA
8 ovos
8 gemas
300 g de açúcar
260 g de farinha

GLACE
180 g de açúcar em pó
1 clara


PREPARAÇÃO


Unte um tabuleiro com manteiga e forre-o com papel vegetal, também untado. Ligue o forno a 180° C. Bata bem os ovos com as gemas, até ficarem em espuma.
Adicione o açúcar e continue a bater até ficar bem firme. Envolva a farinha muito delicadamente. Verta a massa no tabuleiro. Leve ao forno, durante 25 minutos.
Prepare a glace: misture muito bem o açúcar com a clara, até obter uma glace brilhante. Retire do forno, desenforme-o ainda morno e elimine o papel vegetal. Corte-o em quadrados e barre-os com a glace.


Fonte original todos os direitos reservados a: http://media.rtp.pt/praca/rubricas/cavacas-resende-culinaria/

Bolo Delicioso de Café

  Ingredientes 6 ovos 2 chávenas de chá de açúcar 3 chávenas de chá de farinha 1 chávena de chá de azeite 1 chávena de chá de café 1 colher ...