Mafalda Agante Partilha a receita de 1729 de Pasteis de Nata, do Convento de Santa Clara de Évora. É a primeira receita publicada que se conhece que apresenta este nome: Pastéis de Nata.
Pastelinhos de Nata, adaptação de uma receita de 1729
Ingredientes:
1 embalagem de massa folhada (com manteiga) de compra ou de massa filo
Creme:
375 ml de natas (usei frescas)
8 gemas
190 g de açúcar (usei mascavado biológico)
Desenrolar a massa folhada. Pincelar a superfície com água. Enrolar a massa até ficar com um rolo.
Cortar discos com 2 cm de espessura. Colocar as porções no centro de cada forma, com a seção cortada voltada para cima.
Com os polegares molhados, pressionar a massa folhada e esticar até que saia ligeiramente do limite das formas. Reservar no frigorífico e fazer o creme.
Na receita original não está publicada a receita de massa folhada que utilizavam, está apenas escrito: "Misture as natas, não batidas, com as gemas de ovo e o açúcar fino. Leve a mistura ao lume até engrossar." Eu deixei apenas aquecer até o açúcar dissolver.
Depois continua: "deixe arrefecer um pouco. Quando morno, deite nas formas com massa 'afolhada'. Coza em forno bem quente. Cozidos e bem alourados servem-se quentes os pastéis."
Se quiserem utilizar massa filo, podem colocar dois quadrados de massa em cada forma. A receita de creme serve para 14 pastéis. Na receita não é referido o tempo de forno.
Eu pré-aqueci o forno até aos 250º C (ventilado). Depois de encher as forminhas com o creme, levei ao forno durante 15 minutos. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e desenformar.
Podem polvilhar com canela e açúcar em pó.
@https://www.mafaldaagante.com