Para o creme de Mascarpone:
1 pacote de natas bem geladas
½ chávena de açúcar
4 gemas de ovos
450g de queijo Mascarpone
2 colheres de sopa de vinho do Porto
Para o pão-de-ló genovês:
6 ovos M, à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar refinado
2 chávenas de farinha de trigo s/fermento
½ colher de sopa de fermento em pó
1 pitada de sal
½ colher de chá de extrato de baunilha
Para a calda:
2 chávenas de café Nespresso, sem açúcar
¼ de chávena de açúcar
½ chávena de rum ou licor de café
cacau em pó [ou chocolate 70% cacau ralado] para polvilhar
Prepare o creme de Mascarpone:
Bata as natas bem frias na batedeira, até conseguir picos firmes. Reserve.
Noutra taça coloque o açúcar, as gemas, o Mascarpone e o vinho.
Bata na batedeira por 7 minutos, até que o creme fique claro e fofo.
Desligue a batedeira e, com uma espátula, incorpore as natas batidas, delicadamente, fazendo movimentos do fundo para cima.
Cubra a tigela com pelicula aderente e reserve no frigorifico enquanto prepara o bolo.
Prepare o pão-de-ló:
Unte com manteiga uma forma redonda de 23cm. Cubra o fundo da forma com papel vegetal e unte o papel. Polvilhe com farinha de trigo, espalhe bem e bata para retirar o excesso. Reserve.
Pré aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture a farinha com o fermento em pó. Reserve.
Na batedeira, bata os ovos em velocidade alta com as varas por uns 4 minutos, até formar uma gemada espumosa e clara. Junte o açúcar e bata por mais 8 minutos, para conseguir um creme leve e super areado, como uma espuma. Junte a baunilha e bata para incorporar. Peneire por cima a farinha e o fermento e misture delicadamente, com uma espátula, fazendo movimentos do fundo da tigela para cima, sem bater, até que a farinha seja incorporada totalmente, mas sem a mistura perder a textura espumosa.
Passe a massa para a forma preparada e leve ao forno por cerca de 35 minutos, até que espetando um palito de madeira no bolo, ele saia limpo.
Retire o bolo do forno e deixe arrefecer dentro da forma por 10 minutos.
Desenforme o bolo, retire o papel vegetal e deixe arrefecer completamente.
Enquanto o bolo coze, prepare a calda:
Leve o café e o açúcar ao lume, mexendo até dissolver completamente. Apague o lume, deixe arrefecer e adicione a bebida alcoólica (usei rum). Reserve.
Montagem:
Com o bolo completamente frio, use uma faca grande de serra para cortá-lo ao meio.
Humedeça uma das metades do bolo com a calda. Espere uns minutinhos, vire-a e humedeça o outro lado. Então coloque-a no prato de servir, com o lado cortado para cima.
Sobre essa metade, espalhe uma quantidade generosa do creme de Mascarpone [mais ou menos metade da quantidade total]. Polvilhe com cacau em pó.
Humedeça da mesma forma a outra metade do bolo, de ambos os lados, e coloque-a sobre a camada de creme, com o lado cortado para baixo. Leve ao frio por uns 30 minutos pelo menos, para ficar mais fácil de decorar.
Retire o bolo do frigorifico e espalhe um pouco de creme sobre o topo e as laterais. Retire o excesso, alisando com uma espátula, para o bolo ficar com cara de 'mal decorado'.
Passe o restante creme para um saco de pasteleiro com bico liso e decore o topo do bolo, fazendo 'cogumelos'. Polvilhe com cacau em pó e mantenha no frigorifico por pelo menos umas 2 horas, antes de servir, para os sabores se misturarem bem.
Fonte original todos os direitos reservados a: