terça-feira, 6 de novembro de 2018

Bolo-rei recheado com doce de ovos





Ingredientes:


400 g de farinha de trigo T55
25 g de fermento de fresco de padeiro
85 ml de leite morno
2 ovos médios
80 g de açúcar
20 ml de vinho do Porto
65 g de manteiga sem sal
Raspa de 1/2 limão
Raspa de 1/2 laranja
5 g de sal fino
125 g de frutas cristalizadas
125 g de frutos secos (avelãs, pinhão, amêndoa e noz)
100 g de fios de ovos
250 g de doce de ovos
1 ovo para pincelar
Frutas cristalizadas q.b. para decorar
Frutos secos q.b. para decorar
Geleia de marmelo para pincelar
Fios de ovos q.b. para decorar
Açúcar em pó q.b.


1. Colocar numa taça 100 g de farinha. Dissolver o fermento em 65 ml de leite morno e adicionar à farinha. Mexer até estar tudo bem envolvido. Formar uma bola com a massa. Tapar a taça e deixar levedar durante 30 minutos.

2. Acrescentar à massa do pré-fermento a restante farinha, o restante leite, os ovos, o sal, o açúcar, a manteiga, o vinho do Porto, a raspa de laranja e de limão. Amassar durante 7 a 8 minutos.

3. Adicionar as frutas cristalizadas previamente passadas por água e picadas e os frutos secos picados. Amassar mais um a dois minutos de modo a envolver as frutas.

4. Formar uma bola com a massa, se for necessário polvilhar com um pouco de farinha. Tapar a taça e deixar levedar durante 1h30 minutos ou até dobrar de volume.

5. Esticar a massa com a ajuda de um rolo numa superfície polvilhada com farinha, de modo a obter um rectângulo com 45 cm, aproximadamente, de comprimento.

6. Barrar a superfície da massa com o doce de ovos e de seguida polvilhar com os fios de ovos. Enrolar como se fosse uma torta. Se necessário, esticar um pouco o rolo, fazendo-o rolar na superfície, pressionando com as duas mãos de modo a que estique de forma uniforme. O rolo deverá ter aproximadamente 61 cm.

7. Formar a coroa, prendendo as pontas uma à outra. Colocar o bolo num tabuleiro forrado com uma folha antiaderente.

8. Pincelar o bolo com o ovo batido. Decorar com as frutas cristalizadas e os frutos secos. Tapar e deixar levedar durante 45 minutos.

9. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante aproximadamente 35 minutos, ou até estar dourado.

10. Ao sair do forno, pincelar as frutas cristalizadas com geleia de marmelo. Decorar com açúcar em pó e fios de ovos.


Este ano a família já me fez novo pedido. O meu bolo-rei terá que ter brinde e a fava, como manda a tradição. Perplexa, comentei: "Mas onde é que arranjo o brinde?!". Nisto, chega a minha cunhada Cristina, com uma caixa de madeira bonita, de cantos metálicos, e com sinais evidentes da passagem do tempo. Abre, e para minha surpresa, lá dentro, misturados, mil e um brindes que a família foi guardando ao longo dos anos! Para o ano, vamos ter brinde no bolo-rei!


Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.cincoquartosdelaranja.com

Tronco de Natal... uma receita deliciosa e muito fácil!

  Para a massa: 6 ovos 125 g de açúcar 100 g farinha sem fermento 1 vagem de baunilha Açúcar em pó qb Para o recheio e cobertura: 300 g de...