domingo, 7 de novembro de 2021

Castanhas assadas no sal, fáceis de fazer, sem fumo e sem sujar, ficam deliciosas e a casca sai facilmente.

 


 

 As castanhas assadas ao sal são uma variante das clássicas castanhas assadas no carvão. Nesta preparação, as castanhas serão assadas numa frigideira sobre uma camada de sal grosso, que funciona como carvão. O sal é um excelente condutor que lhe permitirá obter castanhas perfeitamente assadas, sem fumo e sem sujar.


Depois de prontas, as castanhas ficam muito macias e fáceis de descascar. Desfrute-as quentes como um delicioso petisco ou para serem consumidos à noite em frente à TV.



Mas veja como fazer castanhas assadas ao sal na perfeição.



Mergulhe as castanhas durante cerca de 30 minutos em água morna. Depois de amolecer a casca, faça um corte na casca com uma faca pequena e afiada.

Coloque uma boa camada de sal grosso numa frigideira e compacte com as mãos. Deixe aquecer. Adicione as castanhas retalhadas e cubra com uma tampa.

Asse durante 30 minutos, mexendo ocasionalmente.

Depois de preparadas, embrulhe as castanhas num pano de algodão húmido, o vapor ajudará a retirar a casca com muita facilidade.

As suas castanhas ao sal estão prontas para serem saboreadas!



Notas:

Pode guardar o sal de cozinha uma vez frio, num saco de comida e usa-lo quando pretender assar mais castanhas.

Coscorões (Alentejo)

  Ingredientes 1 kg de farinha 1 dl de banha (derretida) 2 dl de Azeite 5 ovos 1 pitada de sal 1 cálice de aguardente sumo de 1 laranja óleo...