A receita é bastante simples de preparar e leva apenas quatro ingredientes. Uma proposta ideal para toda a família.
É uma receita que quase toda a gente aprende a fazer na infância. Com não precisa ir ao forno nem requer grandes conhecimentos culinários, é ótima para introduzir os mais pequenos à arte da pastelaria — ou apenas para os ocupar durante uma tarde. Afinal, a maioria dos miúdos adora bolo de bolacha, por isso, é ótimo envolvê-los na preparação desta receita simples e saborosa.
Embora seja apreciado até pelos mais exigentes, perde pontos em termos de nutrição. A versão tradicional, com cobertura de manteiga ou natas, torna-se bastante calórica. Ambos estes ingredientes derivados do leite contêm gorduras saturadas que, em excesso, podem aumentar o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares. O mesmo acontece com o açúcar, contribuindo para a obesidade, hipertensão e diabetes.
O melhor é mesmo evitá-los sempre que possível. A variante saudável que hoje lhe apresentamos é feita com quark, um queijo rico em proteína e de absorção lenta, que promove a saciedade. Para tornar este bolo de bolacha ainda mais saudável para os miúdos, opte por café descafeinado. Anote os ingredientes e passe à ação.
Do que precisa
— 400 gramas de bolachas Maria sem açúcar
— 200 gramas de queijo quark
— 20 gramas de café solúvel (descafeinado, se preferir)
— 60 gramas de mel
— 200 mililitros de café
Como se faz
Numa tigela, comece por misturar o café solúvel no queijo e mexa muito bem até que tudo se dissolva. Acrescente o mel, mexa e reserve. À parte, prepare uma chávena de 200 mililitros de café, sem açúcar. Deixe arrefecer um pouco e mergulhe as bolachas rapidamente, para não ficarem muito moles. Para compor as camadas, coloque as bolachas num prato, de modo a desenhar uma flor. Intercale com a mistura acastanhada e cubra todo o bolo. Leve-o ao congelador e sirva decorridas duas horas.
@https://newinseixal.nit.pt