Ingredientes:
Arroz carolino ou outro gomoso e curto e duas vezes o seu volume, de água
Azeite
Alhos e louro
1 molho de grelos de nabo
Sal e pimenta
Preparação:
Arranje os grelos aproveitando a parte das flores e as folhas, rejeitando as partes mais duras do talo. Lave, escorra bem, pese e reserve.
Aqueça o azeite num tacho e frite ao de leve a folha de louro, a pimenta e os dentes de alho, levemente esmagados e com a casca. Assim que os alhos começarem a ganhar uma ligeira cor amarelada, retire-os e reserve-os.
Introduza os grelos, tempere com sal e passe-os durante pouco tempo em lume forte, mexendo sempre até os grelos ficarem moles e reduzidos.
Adicione a água, à qual deve antes retirar uma quantidade equivalente a metade do peso dos grelos e reintroduza os alhos. Ponha o arroz, mexa, deixe levantar fervura, tape e reduza o lume ao mínimo
Ao fim de 12 minutos, apague o lume, deixe tapado e espere mais 5 minutos. Adicione então a água fria correspondente a metade do peso dos grelos, que tinha retirado ao princípio. Mexa bem durante o tempo suficiente para que o líquido adquira consistência bem cremosa e sirva sem grande demora.
Nota: Se está a fazer o seu arroz com uma quantidade menor de grelos, poderá ter de usar mais água que a indicada, no fim.
@ https://outrascomidas.blogspot.com