Ingredientes
500 g de lombos de bacalhau demolhado
Leite
6 dentes de alho
1 folha de louro
400 g de camarão 20/30
água
6 a 8 batatas doces médias
margarina
300 g de cogumelos Portobello
Sal
Pimenta de moinho
50 g de farinha
200 g de miolo de broa salsa
100 g de espinafres em folha
100 g de tomate-cereja
Coloque os lombos de bacalhau num tacho, junte 2 dentes de alho esborrachados e a folha de louro. Cubra com leite e leve a ferver em lume brando durante cerca de 8 minutos.
Ao mesmo tempo ferva o camarão em água temperada com sal durante 2 minutos. Escorra o camarão e passe-o por água fria. Retire as cabeças e as carapaças, deixando-lhe os rabinhos e reserve.
Escorra o bacalhau e junte as cabeças dos camarões ao leite onde o cozeu e deixe ferver mais 5 minutos. Limpe o bacalhau de peles e espinhas, desfaça-o em lascas grandes e reserve.
Retire a folha de louro e triture muito bem as cabeças dos camarões com a varinha mágica. Coe o caldo obtido através de um passador de rede fina e reserve.
Lave as batatas-doces, descasque-as e corte em dados pequenos. Deite cerca de 50 g de margarina num tacho, deixe aquecer bem e junte as batatas. Salpique com sal e salteie entre 5 e 10 minutos.
Limpe os cogumelos com papel de cozinha, corte-os em quartos e adicione às batatas. Mexa e deixe cozinhar tapado até as batatas estarem tenras.
Entretanto leve ao lume noutro tacho mais 50 g de margarina, junte a farinha e mexa até obter uma pasta. Adicione cerca de 5 dl do caldo reservado e deixe engrossar mexendo frequentemente com uma vara de arames. Tempere com sal e pimenta moída na altura.
Triture a broa com os restantes dentes de alho e um punhado de salsa no robot de cozinha.
Regule o forno para os 180ºC com o grill ligado.
Espalhe a mistura de batatas e cogumelos sobre um tabuleiro de louça, por cima espalhe os espinafres, o tomate-cereja cortado ao meio e as lascas de bacalhau. Cubra com o molho preparado e por cima disponha os camarões e a mistura de broa.
Leve ao forno durante cerca de 10 minutos.
Sugestão:
Prepare este prato em copos ou taça de vidro que possam ir ao forno e sirva em doses individuais.
https://anamargaridapalmeiraebomeeugosto.blogs.sapo.pt