domingo, 4 de novembro de 2018

Simples de fazer e delicioso, muito tradicional pela altura do Natal...




Ingredientes


Leite – 750ml
Ovos – 6
Açúcar – 160gr
Limão – 15ml (+/- 1 Colher de sopa)


Instruções

Começa por preparar o caramelo, numa panela põe o açúcar em lume baixo, deixa o açúcar derreter e começar lentamente a mudar de côr para amarelado, quando atingir esse ponto acrescenta a água a escaldar.
Mexe um pouco e deixa a calda engrossar, eu gosto do meu caramelo fraco, por isso quando começar a passar do amarelo para o castanho escuro, eu retiro do lume e despejo para dentro da forma de pudim, tentando cobrir os lados da forma, se a calda estiver boa ela vai pegar bem.
Agora tratas do pudim de ovos, põe os ovos numa batedeira e bate bem, depois acrescenta o açúcar e bate um pouco mais até ficar bem incorporado, a seguir acrescenta o leite e uma colher de sopa de limão e bate até teres um liquido homogéneo.
Deita o preparado na lata de pudim com tampa (ou uma forma de castelo que depois vais fechar com película aderente e depois prata por cima, a película aderente não vai derreter, mas vai manter a temperatura e vapor).
Põe uma grande taça ou pirex com água e põe nesta a lata ou forma com o pudim, para cozer o pudim em banho-maria, isto cria uma temperatura mais consistente e suave, ideal para cozer um pudim, o forno deve ser pré-aquecido a 160ºC, deve demorar uns 40 a 50 minutos a ficar pronto, experimenta espetar com um palito ou faca, se esta sair limpa então o pudim está pronto.
Retira do lume e deixa esfriar pelo menos 1 hora antes de desenformar ou ir ao frigorífico.

Dicas: Claro que podes saltar o caramelo e usar caramelo já feito, no entanto eu pessoalmente acho o caramelo já feito demasiado forte eu prefiro um caramelo mais fraco e doce, logo prefiro fazer eu mesmo.

Se o pudim estiver cheio de buracos ou a esfarelar então ele foi demasiado cozido, se o pudim estiver acastanhado então o caramelo era demasiado fraco e misturou-se com o pudim.


Fonte original todos os direitos reservados a: https://www.iguaria.com

Bolo das 6 chávenas... um bolo FABULOSO! (Não necessita de balança para pesar os ingredientes)

  Ingredientes: 5 Ovos 2 Chávenas de açúcar 2 Chávenas de farinha com fermento 1 Chávenas de coco 1 Chávena de óleo 2 Cenouras médias ...